Pular para o conteúdo

Conheça as diferenças entre o piso porcelanato e o piso de madeira natural

Na hora de escolher o piso ideal para a sua casa ou apartamento é muito comum ficar em dúvida sobre qual o melhor revestimento para cada ambiente.

Essa etapa do projeto exige um cuidado a mais e é preciso analisar todos os aspectos funcionais do piso para, então, decidir qual é o melhor para a sua necessidade.

Um dos principais questionamentos é sobre a diferença entre o piso de madeira natural e o piso porcelanato.

Afinal, você sabe qual deles é o melhor para o seu projeto? Vamos te mostrar as vantagens e desvantagens desses materiais para que você não cometa erros nessa escolha.

 

– Aparência

Quando o assunto é beleza, os dois tipos de revestimento empatam. Eles possuem uma grande variedade de acabamentos e detalhes que deixam o ambiente muito aconchegante e decorado.

O piso de porcelanato é mais versátil e pode ser encontrado em diferentes cores, texturas e formatos. Já a madeira, por ser natural, conta com uma gama menos diversificada.

 

– Durabilidade

No quesito durabilidade, o piso de madeira apresenta algumas desvantagens. Por ser um material orgânico, ele é mais sensível e absorve a umidade, no caso de contato com líquidos.

Isso faz com que ele tenha facilidade em criar manchas e promove o aparecimento de microrganismos, o que reduz o tempo de vida do material.

Porém, a sua característica absorvente traz vantagem na questão sonora do ambiente e ajuda a tirar efeito de eco.

A resistência aos impactos também deve ser analisada na hora de escolher pisos e revestimentos. Ambos os materiais são resistentes aos impactos do dia a dia, como queda de objetos, calçados com salto fino e móveis. Porém, a madeira tende a riscar mais nessas situações. 

 

– Manutenção

A manutenção do piso porcelanato é mais prática e fácil do que a do piso de madeira.

Por esse motivo, podemos encontrar com maior frequência pisos de porcelanato em ambientes residenciais, escolas, comércios, entre outros.

A madeira requer maiores cuidados na limpeza e manutenção, pois seu desgaste se torna mais aparente ao longo do tempo.

Ela necessita de cuidados periódicos para que a camada protetora de verniz permaneça brilhante.  Uma vantagem do piso de madeira, é que esse processo de reaplicação de verniz, permite que o material seja restaurado e retome o aspecto de novo.

 

– Custo

A versatilidade, baixo custo e alta resistência à umidade fizeram com que o porcelanato se tornasse protagonista nos projetos de reforma e construção.

Muito mais acessível que a madeira natural, o piso porcelanato também possui variedade de modelos, inclusive o piso porcelanato madeira, que ajuda na decoração. 

 

Sempre quando for escolher o tipo de revestimento ideal para a sua obra se atente às diferenças e características de cada um. Agora que você já sabe tudo sobre piso de madeira e porcelanato, é só escolher o que mais se encaixa com suas necessidades e mãos à obra. 

 

Sair da versão mobile