Para que serve cada tipo de vitaminas? Guia completo!

Entenda para que serve cada tipo de vitamina e sua importância para o organismo.
Médico vetor criado por pikisuperstar - br.freepik.com

Faremos um guia completo com fonte de ingestão, função no organismo e quais os problemas de saúde podem causar o déficit de cada uma.

Portanto, fique atento, e garanta uma saúde de qualidade com as melhores vitaminas.

O que são vitaminas?

As vitaminas são moléculas fundamentais para a saúde das pessoas e podem ser encontradas em diversos alimentos, além de poderem ser suplementadas através de complexos vitamínicos.

Dessa forma, apesar de serem essenciais para o corpo, as vitaminas não precisam ser ingeridas em grandes quantidades. 

Ou seja, existe uma ingestão recomendada de cada uma delas.

Portanto, o consumo exagerado das vitaminas pode causar sérios danos à saúde, como é o caso do consumo exagerado do carboidrato que sendo transformado em glicose pode causar diabetes.

Importância das vitaminas

As vitaminas são essenciais para o bom funcionamento do organismo, mas, como vimos, não devem ser consumidas em excesso.

Elas atuam como catalisadoras de reação, sendo substâncias que garantem  que determinada reação química de forma mais rápido e com uso menor de energia.

Assim, as vitaminas são importantes na transformação de energia. Algumas são antioxidantes e essenciais para o funcionamento de vários sistemas do corpo, como é o caso do sistema imunológico.

Classificação

As vitaminas são classificadas em hidrossolúveis e lipossolúveis.

Primeiramente, as hidrossolúveis são as solúveis em água como, por exemplo, a vitamina C e as do complexo B.

Já as vitaminas lipossolúveis são as solúveis em gordura, como as vitaminas A, D, E e K.

Para que serve cada tipo de vitamina?

Veremos a seguir para que serve cada tipo de vitamina, onde podemos encontrá-las e quais os problemas que a sua falta pode ocasionar no nosso organismo.

Vitamina A

É importante para a visão, atuando na manutenção de tecidos epiteliais e no sistema imunológico.

Nesse sentido, hortaliças verde-escuras como a couve, vegetais alaranjados como a abóbora, em leite e seus derivados, e fígado, são fontes de vitamina A.

Portanto, a falta desta vitamina pode ocasionar problemas de visão, além de alteração na pele e imunidade.

Vitamina D

Importante para absorção do cálcio e fósforo pelo intestino. Esta vitamina é essencial para o fortalecimento dos ossos.

Além do leite e derivados que todos sabem que são importantes fontes de vitamina, podemos encontrá-la no salmão e na gema de ovo.

Por fim, sua falta pode causar raquitismo e osteoporose, sendo realmente de extrema importância.

Vitamina E

A vitamina D atua como oxidante e é muito importante para o sistema nervoso. 

Encontrada em óleos vegetais, nozes e sementes.

Vitamina K

Importante para a coagulação sanguínea, e pode ser encontrada em hortaliças verdes, e em algumas bactérias presentes no organismo do ser humano.

A falta dessa vitamina pode ocasionar sérias alterações na coagulação sanguínea.

Vitamina B

O complexo de vitamina B é composto pelas: B1, B2, B3, B4, B5, B6, B7, B9, B12, B17.

Encontradas em hortaliças verdes, grãos integrais, carnes em especial a vermelha e de porco, ovos, leite e seus derivados, e frutas.

A vitaminas B1 como coenzima sendo utilizada na remoção de gás carbônico de compostos orgânicos, e a B2 faz parte das coenzimas FAD e FMN relacionadas a manutenção da pele. 

Importantes para o funcionamento do sistema nervoso e circulatório.

A falta da vitamina B1 pode causar uma doença chamada de Beribéri, caracterizada por problemas que desencadeiam fraqueza, dor nos membros, falta de ar e inchaço dos membros.

E a falta da vitamina B2 causa lesões na pele.

A falta da vitamina B3 e B7 também podem causar alterações na pele, como descamação. 

Além disso, a vitamina B7 em deficiência no organismo pode ocasionar problemas neuromusculares uma vez que atua como coenzima na síntese de gordura, aminoácidos e glicogênio, sendo importantes para o sistema neuromuscular.

 A vitamina B5 relaciona-se à formação de hemácias e previne a degeneração das cartilagens. Sua falta pode causar irritabilidade, formigamento, dormência e fadiga.

Essencial para a manutenção do sistema nervoso central e imunológico, a falta da vitamina B6 causa irritabilidade, anemia, espasmos musculares.

A vitamina B9 também atua no sistema nervoso e imunológico, além de atuar no sistema circulatório. Seu déficit pode ocasionar anemia e sérios problemas congênitos.

Além destas, temos a vitamina B12, umas das mais populares, que participa ativamente da produção de hemácias. Sua falta gera dormência, alterações neurológicas, perda de equilíbrio e anemia.

Por fim, a vitamina B17 é conhecida por ser agente antineoplásico, analgésico e preventivo de doenças.

Vitamina C

Utilizada em tratamentos dermatológicos e importante na síntese de colágeno. Além disso, atua na manutenção das paredes capilares e como antioxidante.

Desse modo, sua falta pode causar uma doença chamada Escorbuto, caracterizada pelo sangramento das gengivas, fraqueza e irritação na pele.

 

Considerações finais

Agora que você já sabe para que serve cada tipo de vitamina, tenha em mente que além de encontrá-las nos alimentos que consumimos diariamente, também podem fazer uso de suplementos vitamínicos para suprir a deficiência de algumas delas no organismo.

Porém, lembre-se que o uso exagerado pode gerar sérios problemas à saúde, sendo aconselhável orientação de profissional especializado para recomendação da dose adequada.

 

Anterior Procon-SP alerta para golpes de “falsos fiscais” por telefone
Próxima Pets na pandemia: como a vida com eles mudou em 2020