Pular para o conteúdo

O que é e o que se aprende em um MBA na área de Data Science?

Hoje em dia, conseguir extrair informações por meio de dados é fundamental para os negócios, sendo uma forma efetiva de melhorar a tomada de decisão. E isso é possível por meio de um bom curso de Data Science.

Além de tudo, esta área é uma tendência no mercado e um profissional muito requisitado recentemente. Quer saber mais sobre o MBA em Data Science? Então continue lendo este texto e confira tudo sobre o curso e o que é estudado nele!

Sobre o curso em Data Science

O MBA online em Data Science é uma pós-graduação Lato sensu que pode durar até 18 meses. Normalmente, ela é interessante para profissionais das áreas de Ciências Humanas, Exatas e Biomédicas, seja para adquirir ou melhorar os conhecimentos sobre:

  • Data Science;
  • Analytics;
  • Big Data;
  • IA;
  • IoT;
  • Machine Learning;
  • Deep Learning.

O objetivo do curso é capacitar o profissional a melhorar o processo de tomada de decisões dentro de empresas, motivo pelo qual existe uma alta importância do Data Science para os negócios.

Por outro lado, é importante analisar que o único pré-requisito para poder cursar este MBA é ter o diploma ou certificado da conclusão de um curso superior, não sendo necessário qualquer experiência ou conhecimento prévio na área.

É importante ter em mente também que, por se tratar de um MBA EaD, as aulas são interativas e ao vivo. Mas, de toda forma, elas ficam disponíveis gravadas para assistir ou revisar onde e quando o aluno quiser.

O que se aprende neste MBA?

No geral, é importante analisar que cada curso de Data Science pode ser dividido em um número maior ou menor de módulos. De toda forma, o conteúdo normalmente é separado em quatro momentos:

  1. Introdução;
  2. Dados, projetos e equipes;
  3. Redes sociais, tratamento, visualização e analytics;
  4. Leis, liderança, governança e analytics.

No primeiro, normalmente é o momento onde se fala sobre o que é Data Science, novos conceitos, fundamentos, tecnologias que podem ser aplicadas, segurança de dados e inteligência artificial.

Já no segundo grupo, os alunos são apresentados à arquitetura de dados, data mining, gestão de equipes, tecnologias disruptivas e o desenvolvimento de projetos usando os conceitos aprendidos no tópico anterior.

Logo em seguida, começam as análises com base em pessoas e redes sociais, aprendendo a fazer análises, visualizações e extrações de dados, bem como o uso do UX.

Por fim, no último módulo normalmente são estudadas as áreas de marketing analytics, financial analytics, governança de dados, liderança e inovação e as abordagens práticas do Data Science, tudo para capacitar o profissional adequadamente a ajudar na tomada de decisões na gestão de uma empresa.

Gostou de saber mais sobre o MBA de Data Science? Então não perca tempo e comece o seu estudo hoje mesmo! Não se esqueça de compartilhar esse conteúdo com um conhecido que está pensando em fazer o curso na área.

 

 

Sair da versão mobile