Pular para o conteúdo

Crianças aprendem sobre sustentabilidade no Rancho do Peãozinho em Barretos

O apiário com abelhas nativas sem ferrão é um dos destaques do Rancho do Peãozinho – Crédito: Leandro Joaquim

Olhares atentos e curiosos. Desconfiadas, eles contemplam maquetes e modelos de sistemas intrigantes, que grande parte nunca viu ou ouviu falar. Alguns questionam os expositores sobre a origem daquelas criações. Desta maneira que centenas de crianças visitam o espaço Sustentabilidade Rural dentro do Rancho do Peãozinho, que funciona todos os dias durante a 65ª Festa do Peão de Barretos.

Voltada para ensinamentos da proteção do meio ambiente, alunos de escolas públicas e particulares e visitantes estão aprendendo como funciona um circuito de agricultura familiar, e temas referentes de sustentabilidade, através de maquetes exposta dentro do espaço. O espaço é coordenado pelo Instituto Federal do Estado de São Paulo (IFSP), e conta com a parceria da Coopercitrus e Tereos.

Além de uma fazenda, a organização da área montou representações de horta orgânica, nascente de rio, trabalho da hidrelétrica, mata ciliar, silagem, cooperativa, armazenamento, ordenha, entre outros assuntos, envolvidos do sistema de Integração Lavoura, Pecuária, Floresta (ILPF).

Apiário

Um dos destaques dentro do espaço é o apiário, com abelhas nativas sem ferrão. Espécies como Jataí e Mirim Droryane, estão armazenadas para produção de mel.

“É um tema pertinente e importante que devemos tratar desde cedo com as crianças a questão de sustentabilidade, como também da proteção do meio ambiente, e tudo em seu entorno. Procuramos explicar de forma direta e simples para compreensão das crianças que nos visitam”, explica João Pedro Cestaro Facas, responsável pelo projeto no Sustentabilidade.

Lorenzo Alves Ribeiro Berzinaro Ribeiro, aluno da Escola Municipal Dorothovio do Nascimento, de Barretos, esteve presente no Rancho do Peãozinho. A criança de 8 anos, disse que gostou de aprender sobre sustentabilidade. “Gostei muito da maquete e aprendi que devemos preservar os rios e todo meio ambiente”, disse.

O espaço de Sustentabilidade fica localizado dentro do Rancho do Peãozinho e recebe visitação no período da manhã e tarde durante a 65ª Festa do Peão de Barretos.