Pular para o conteúdo

Dia do Reggae é festejado nesta quinta e Bob Marley é homenageado

Ecad fez levantamento das músicas mais tocadas do jamaicano nos últimos 10 anos no país  

O reggae é um gênero musical popular no Brasil e tem como um de seus expoentes o cantor e compositor jamaicano Bob Marley. O dia da sua morte, 11 de maio, foi escolhido no país para ser festejado o Dia Nacional do Reggae. Para as comemorações desta quinta-feira, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) fez um levantamento sobre o legado musical deixado pelo artista, que foi vítima de câncer em 1981.

Bob Marley tem 639 obras musicais e 1.894 gravações cadastradas no banco da gestão coletiva da música no Brasil. O destaque do estudo do Ecad foi “Is this love”. A canção lidera o ranking das mais tocadas de Bob Marley no Brasil nos últimos 10 anos e ficou em segundo lugar entre as mais regravadas de sua autoria, empatada com “Three little birds”. O primeiro lugar da lista das mais regravadas ficou com “I shot the sheriff”.

Bob Marley, assim como os artistas estrangeiros, tem os seus direitos autorais de execução pública garantidos no país porque as associações de gestão coletiva (Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socinpro e UBC) possuem contratos de representação ou reciprocidade com sociedades estrangeiras da mesma natureza em todo o mundo. Desta forma, quando uma música estrangeira é tocada, o Ecad arrecada os valores referentes aos direitos autorais dessa execução e os distribui para as associações brasileiras, que garantirão os repasses a esses artistas de outros países.

Além disso, como determina a lei do direito autoral brasileira (9.610/98), os herdeiros de Bob Marley terão direitos a receber os rendimentos por suas canções por 70 anos após a sua morte (ou de autores parceiros, no caso de músicas feitas em parcerias).

Ranking das músicas de autoria de Bob Marley mais tocadas nos últimos 10 anos no Brasil nos principais segmentos de execução pública(Rádio, Shows, Música ao vivo, Casas de Festas e Diversão, Sonorização Ambiental, Carnaval e Festa Junina)

Posição Música Autores
1 Is this love Bob Marley
2 Three little birds Bob Marley
3 Don’t matter Bob Marley / Akon / Anthony K Lawson
4 Get up stand up Bob Marley / Mac Intosh Winston
5 Could you be loved Bob Marley
6 I shot the sheriff Bob Marley
7 Redemption song Bob Marley
8 Stir it up Bob Marley
9 Waiting in vain Bob Marley
10 Buffalo soldier Bob Marley / King Sporty

 

Ranking das músicas de autoria de Bob Marley mais regravadas

 

Posição Música Autores
1 I shot the sheriff Bob Marley
2 Is this love Bob Marley
Three little birds Bob Marley
3 Redemption song Bob Marley
4 Could you be loved Bob Marley
5 Jamming Bob Marley
6 Get up stand up Bob Marley / Mac Intosh Winston
7 Waiting in vain Bob Marley
8 Lively up yourself Bob Marley
Duppy conqueror Bob Marley
9 Natural mystic Bob Marley
10 Stir it up Bob Marley