Pular para o conteúdo

Tendências de Inverno 2012 (por Daniela Moises)

  • MODA

Olá, meu nome é Daniela Moises, sou graduada em Moda pela Unifran e concluí a Pós-graduação na FAAP de Ribeirão-Preto em Moda com Ênfase em Varejo e fui convidada pelo Ricardo Borghetti, a participar de uma coluna sobre moda, e desde já agradeço ao Ricardo pela oportunidade.

O jornalismo online aproveita-se do suporte (e suas características) e das novas tecnologias para potencializar as informações e, sobretudo, vai incorporando as transformações na forma de informar e comunicar. Aproveito então, como primeiro post, para mostrar pra vocês as tendências de Inverno 2012.

Como toda marca, cada um tem seu estilo e personalidade, e cada uma delas mostram um pouco de suas tendências, então resolvi mesclar um pouco de cada e mostrar como estão apostando no inverno. Preparados?

Importante começar com as cores, e se por acaso você gosta de cores vibrantes, vamos aproveitar esse finalzinho de verão para abusar, porque o inverno vai ser bem sóbrio. As cores em tons terrosos, chegam com força, incluindo nessa lista o azul, vinho, mostarda e verde musgo. Mas fiquem atentas(os), para não deixar vc “apagada”, escolha uma cor que combine com seu tom de pele. Falando em pele, vai ser um luxo total, porque as peles sintéticas e pêlos estão, outra vez, vindo com tudo. Agora, não dá pra deixar de falar dos ombros não é? Ele foi muito destacado nas temporadas anteriores com ombreiras e bordados, mas agora sua atenção é outra, apostando em peças a la Balenciaga, peças que tenham um shape arredondado e volumoso nos ombros, o máximo. O Couro, ah o couro, suspeita para falar, sou apaixonada, acho um luxo, um charme, e apesar dele estar no inverno passado e nesse verão, ele vem com tudo e como peça principal de inverno. Vem com tudo e em tudo, vestidos, calças, saias, blusas, casacos, TU-DO. E tem mais, ele vem texturizado, com textura croco ou efeito tricô. Golas? Sim, vem com tudo também, de golinhas Peter Pan à fechadas até o colarinho. Agora não posso deixar de falar, do Brilho, aaahhh, o brilho, sou apaixonada também. O inverno passado ele esteve presente em paêtes, mas agora ele vem em bordados, fios de lurex, couros metalizados e muitas peças em cetim, é ou não é um luxo? O Brilho também pode ser acompanhado em aplicações no tecido, desde bordados com lantejoulas, paêtes e pedraria, para dar um destaque como textura.

Veludo, acho até o nome chiquérrimo, super tendência, super cara de inverno. Jaqueta Cropped, A-D-O-R-O. Imagina uma de couro? Pra quem não sabe, são aquelas jaquetas curtinhas que vão no máximo até a cintura. São ótimas para baixinhas, pois encurta o tronco e dá a impressão de pernas longas.

Sabe aquele look combinadinho? Sim, super tendência, são os Conjuntinhos/Monoprint, aqueles looks montados com uma única estampa. Renda-se, mas tire as peças inteiras de rendas, ela fica, mas fica em detalhes somente e com os tons terrosos, são lindas. Macacões, com marcação de cintura deslocada para o quadril, essa marcação vem com faixas, cintos, elásticos e costura estratégica. Mullets, estavam no verão e continuam no inverno, é a barra assimétrica, aquelas que são mais curtas na frente e longas atrás, fica super charmoso. A saia-lápis ganha espaço mais uma vez, mas agora com o comprimento um pouco abaixo do joelho, é chiquérrimo e sofisticado, deixa a mulher um mulherão. Pronto, falamos de tudo um pouquinho, agora não vamos esquecer do que a grande maioria ama, Sapatos! Glitter, bicolor, slipper, botinha, saltão, coturnos, tons de preto, cinza, vermelho e ouro velho, camurça, veludo, couro, color blocking, peep toes, meia-pata, com detalhes de laços, tiras, pedrarias, metalizados, ufa, são tantos e todos lindos, e tenham calma, é claro que teremos fotos de tudo isso. Ah, já ia me esquecendo, as bolsas com rendas pesadas e cintos de couro em detalhe dourado vão arrasar como acessório! Bom, espero que tenham gostado, e é claro até o próximo post.