Pular para o conteúdo

Projeto de basquete volta no segundo semestre

Na foto vereador Antonio Euripedes da Silva, coordenador de Esportes, Sérgio Sampaio, prefeito, Sérgio de Mello, Fausto Giannecchine e o professor de educação física, Paulo Henrique Caetano
Na foto vereador Antonio Euripedes da Silva, coordenador de Esportes, Sérgio Sampaio, prefeito, Sérgio de Mello, Fausto Giannecchine e o professor de educação física, Paulo Henrique Caetano

Um projeto de inserção social por intermédio do basquete foi o que apresentou para o prefeito, Sérgio de Mello o ex-jogador de basquete, Fausto Giannecchini. O Projeto de Assistência Pra Vida que foi realizado em Guaíra até 2011 é uma iniciativa do Instituto Fausto Giannecchini (IFG) em parceria com a Usina Guarani e é executado nas cidades da região onde a empresa possui unidades: Olímpia, Barretos, Colina, Guaíra, Tanabi, Severínia e Guapiaçu. Participaram ainda da reunião, o coordenador de Esportes, Sérgio Sampaio, o professor de educação física, Paulo Henrique Caetano, o vereador do PSB, Antonio Euripedes da Silva e o coordenador do projeto, Ricardo Giannecchini.

O projeto vai funcionar com atividades de basquete duas vezes por semana, para crianças e jovens de 11 a 17 anos, do sexo masculino e do feminino, que deverão estar matriculados nas escolas públicas e frequentando as aulas. Também têm que ter nota, presença e disciplina dentro da sala de aula. Os participantes não vão pagar nada, vão ter reforço alimentar, e contar com profissionais trabalhando, e uniformes.

Para Guaíra serão 128 vagas, e nesta renovação do projeto o intento do coordenador municipal de Esportes, Sérgio Sampaio é descentralizar as atividades. O programa deve ser iniciado efetivamente no segundo semestre.

O Assistência Pra Vida prevê a contratação de um professor de educação física e dois estagiários da mesma disciplina, custeados pelo projeto, a contrapartida da Prefeitura é ceder o espaço físico para as ações e logística, principalmente nos torneios de intercâmbio promovidos para a inteiração social entre os pólos do Assistência Pra Vida.

A cada dois meses é realizada uma atividade na cidade, beneficiando toda a comunidade. Um dia todo de atividade esportiva, com palestras motivacionais, falando de saúde.

Curiosidades

Fausto Giannecchini foi jogador do lendário time da Francana, nas décadas de 1970 e 1980, também fez parte da Seleção Brasileira de Basquete. Natural de Olímpia e radicado em Franca, devido o basquete, o sobrenome não é mera coincidência, ele é tio do astro global Reynaldo Giannecchini.

O idealizador do Projeto de Assistência Pra Vida participou do jogo de inauguração do ginásio de esportes José Figueiredo em 1983, quando a Francana bateu o Monte Líbano, em Guaíra. Partida que fez parte da grade de atrações da Faig daquele ano. Na época estas eram as duas melhores equipes de basquete do Brasil. Fausto lembra que fez 30 pontos neste jogo.