Pular para o conteúdo

O uso adequado da água na hidroterapia

O uso adequado da água na hidroterapia

Atividades físicas realizadas dentro da água são perfeitas para pessoas que desejam realizar exercícios leves. Mas atenção, a técnica precisa estar de acordo com os princípios físicos da água

A hidroterapia é a união de exercícios aquáticos com terapia física. A técnica atrai pessoas que buscam exercícios específicos que não causam impacto ou descarga de peso, e também é indicada no tratamento de pacientes das mais diversas patologias, como em tratamentos ortopédicos, traumatologia, neurologia, reumatologia, geriatria, síndromes dolorosas, síndromes raras, pediatria, cardiologia, entre outras. A hidroterapia também é empregada como uma forma alternativa de tratamento para pacientes portadores de deficiência física.

Essa modalidade é uma das expertises da Clínica Inclusiva, abrangendo exercícios, manipulações e mobilizações, utilizando técnicas cientificamente experimentadas. De acordo com a diretora da clínica, Josiane Santana, é importante lembrar que todas as técnicas empregadas na hidroterapia tomam partido dos princípios físicos da água, “O que devemos levar em consideração, particularmente, são o empuxo (efeito de flutuação), a pressão hidrostática, a turbulência e, principalmente, a temperatura da água, que deve ser mantida em torno de 32 a 34°C”, afirma a terapeuta ocupacional.

“A hidroterapia tem a finalidade de prevenir e até mesmo de tratar diversas patologias. É um recurso fisioterápico realizado exclusivamente por profissionais especializados, de forma individual ou em grupo. Empregada de forma correta, e respeitando os princípios da água, a técnica aumenta circulação sanguínea, diminui o espasmo muscular, estimula o relaxamento dos tecidos moles e, reduzindo a dor, por exemplo”, garante Josiane Santana.

As técnicas mais utilizadas na Hidroterapia são Hidrocinesioterapia, Bad ragaz e Halliwick.

A clínica – especializada em terapia ocupacional, reabilitação e relaxamento -, tem uma gama de clientes que procuram a hidroterapia em busca de melhor qualidade de vida. Os benefícios são diversos, além de relaxar, reduz a sensibilidade à dor; reduz os espasmos musculares; reeduca músculos paralisados; aumenta amplitude de movimentos; aumenta a força muscular e a circulação; melhora o equilíbrio, estabilidade, consciência corporal, coordenação e treino de marcha; além de proporcionar uma grande sensação de bem-estar físico e psicológico.

“A temperatura escolhida para o tratamento em piscina terapêutica irá influenciar de maneira significativa nas respostas fisiológicas do paciente. O indicado está entre 32 e 34°C, pois nesta temperatura o corpo estará recebendo calor da água e aquecendo as estruturas mais internas do corpo de forma confortável e natural. Na Clínica Inclusiva o tratamento é realizado individualmente e cada sessão tem duração de, aproximadamente, uma hora”, conclui.

Poucas são suas contra-indicações, entre elas, infecções de pele, infecções em geral, tímpano perfurado, incontinência fecal e urinária, eplepsia e pacientes com traumas em relação à água.

Inclusiva

A Clínica Inclusiva nasceu em 2011 com o objetivo de promover qualidade de vida para seus clientes, proporcionando, por meio de recursos terapêuticos, o bem-estar físico, mental e social.

Comandada pela Terapeuta Ocupacional, Josiane Santana, especialista na área e também em Tecnologia Assistiva e Acupuntura Sistêmica, a Inclusiva tem comomissão garantir qualidade de vida e bem-estar à sociedade em geral, de acordo com suas necessidades individuais, utilizando a associação de técnicas e uma visão holística do ser humano.

Todos os ambientes da clínica são adaptados para portadores de necessidades especiais e seguem as Normas de Acessibilidade Técnica de Edificações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Os diferenciais da clínica são as turmas reduzidas e a abordagem individualizada, de modo que o profissional adéque a prática de acordo com a necessidade do paciente. Outra característica que diferencia os serviços da Inclusiva é o Home Care, ou seja, atendimento domiciliar.

SERVIÇO

Clínica Inclusiva

Endereço: Rua Coronel Spínola de Castro, 3.845 – Redentora

Telefone: (17) 3222-2648

Fanpage: https://www.facebook.com/pages/Cl%C3%ADnica-Inclusiva/271879016226522

Mais informações para a imprensa

Lacerda Comunicação

Venusca Borghi – venusca@lacerdapress.com.br

Tel. (17) 3222-1168