Pular para o conteúdo

[Opinião] Palmeiras estreia na série B com vitória… mas todo cuidado será pouco – por Cleiton Campos

Palmeiras estreia na série B com vitória... mas todo cuidado será pouco
Foto: Thiago Real autor do gol da vitória magra do Palmeiras

Mesmo com a vitória, será necessário evoluir muito para retornar a elite no ano que vem (2014), ano do Centenário da Sociedade Esportiva Palmeiras

Em jogo realizado na tarde do último sábado (25), o Palmeiras estreitou no Campeonato Brasileiro da Série B contra o Atlético – GO com uma vitória pelo placar de 1 x 0 (Gol de Thiago Real) . A partida aconteceu na cidade de Itú-SP, em virtude da punição imposta pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), ao Verdão, perdendo quatro mandos de campo.

Logo após ser eliminado na Libertadores pela equipe do Tijuana do México, a equipe de Palestra Itália, começou a sua longa caminhada rumo a elite do futebol Brasileiro. Onde todos os torcedores palmeirenses irão pagarão duro preço pela incompetência de seus diretores, da gestão passada, como o Ex-Presidente Arnaldo Tirone e Roberto Frizzo.

Revivendo o que aconteceu a dez anos atrás (2002), quando o time comandado por Levir Culpi foi rebaixado para a segunda divisão, sendo campeão da Série B daquele mesmo ano. No entanto, o formato da disputa era diferente, onde o Palmeiras disputou um quadrangular, e na oportunidade subiam apenas dois times.

Atualmente as chances de voltar a elite foram dobradas, pois sobem quatro equipes. Apesar disso, será necessário muito cuidado e principalmente muita aplicação por parte de todos os jogadores.

Digo isso porque, o torcedor palmeirense não pode se iludir, achando que será simples. Vou apontar alguns motivos:

Primeiro: Será necessário ajustar o elenco, onde um meia armador e um centroavante de oficio terão que ser contratados.

Segundo: A Série B, não é como o Campeonato da Série A, os jogos são bem mais disputados, e muita das vezes a raça supera a técnica.

Em terceiro lugar, a questão do Jorge Valdívia? Essa já se transformou em uma verdadeira novela, onde a torcida do Palmeiras não sabe se poderá contar com o meia para sequencia da temporada.

Logo após o final da partida de estreia, o time precisa evoluir muito para poder dar a confiança que a torcida precisa. E o próximo compromisso será já nessa terça-feira (28), contra um conhecido adversário: O Asa de Arapiraca o algoz do Palmeiras na Copa do Brasil do ano de 2002. Portanto, todo cuidado será pouco, como dizia o mestre Jorge Bem Jor: Prudência e dinheiro no bolso. Canja de galinha. Não faz mal a ninguém…

Colaborador: Cleiton Campos