Pular para o conteúdo

58º Concurso Queima do Alho terá 21 comitivas na semifinal

58º Concurso Queima do Alho terá 21 comitivas na semifinal
Tradição da comida do peão estradeiro é mantida no concurso que completa, em 2013, 58 anos. (Foto: André Monteiro)

Competição culinária acontece durante a Festa do Peão de Barretos

O 58º Concurso Queima do Alho, que acontece durante a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, tem 21 comitivas confirmadas para a semifinal que será realizada no dia 17 de agosto, às 11h, no Rancho Ponto de Pouso, dentro do Parque do Peão, seguindo a programação do evento que acontece de 15 a 25 de agosto.

O tradicional concurso é uma competição culinária cujo cardápio é composto de arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne e churrasco. A comida é feita em fogão improvisado, bem próximo ao chão e o vencedor é o cozinheiro que prepara a melhor refeição à moda dos tropeiros, no menor espaço de tempo.

Das 21 comitivas participantes da semifinal, apenas 3 seguem para a grande final que acontece no dia 24 de agosto e disputam o primeiro lugar com as outras 13 comitivas já classificadas. As 13 finalistas foram vencedoras de outros concursos Queima do Alho realizados em diferentes cidades do país e coordenado pela organização da competição barretense.

“O concurso cresce a cada ano, por isso passamos a fazer a semifinal no ano de 2010, eram muitas as comitivas que nos procuravam para participar da Queima do Alho. E com tanta gente lutando para manter vivas as tradições do peão estradeiro, cabe a nós incentivar e possibilitar essa continuidade”, declarou João Paulo Martins, coordenador do concurso há 32 anos.

São escalados três jurados para a semifinal e outros três para a final. O evento é voltado apenas para imprensa e convidados.