Pular para o conteúdo

Campanha do HPV já vacinou mais da metade do público alvo

vacna HPV (2)Iniciada no dia 10 de março a campanha de vacinação contra o HPV (Papiloma Vírus Humano) já ultrapassou a metade do público alvo a ser atingido. As doses estão sendo aplicadas em meninas de 11 a 13 anos e tem como finalidade proteger as pré-adolescentes da infecção pelo vírus que é responsável por 98% dos casos de câncer de útero. Informações do coordenador de prevenção de câncer de colo de útero da Fundação Pio XII, biomédico, Marcelo Almeida, em palestra de orientação dos profissionais de saúde, em setembro do ano passado.

Restando 20 dias para o fim da campanha já receberam imunização 533 garotas, a meta estabelecida para Guaíra é 865.

A Prefeitura tem implementado a campanha de divulgação e inovou ao levar até as adolescentes, das escolas públicas e privadas, uma peça teatral de propagação da necessidade da vacina e orientação sobre os riscos do HPV.

A Vigilância Epidemiológica do município acredita que conseguirá atingir a meta, no entanto alerta adolescente e os pais que não deixem de comparecer aos postos de saúde para tomar a dose, não deixando para a última hora. A campanha vai até o dia 10 de abril.

A Fundação Pio 12 de Barretos, hospital de referência em atendimento e prevenção, demonstra preocupação com o câncer de colo de útero. O vírus é transmissível em relações sexuais e a doença no colo de útero é a segunda maior causa mortalidade de mulheres acometidas pelas neoplasias malignas, perdendo apenas para o câncer de mama.