Pular para o conteúdo

Realizado o ‘Voo Contra o Câncer’ em Barretos

Voo contra o cancer - BarretosÉ no interior de São Paulo que encontramos o maior e mais avançado hospital oncológico da América Latina. Estamos nos referindo ao HCB (Hospital do Câncer de Barretos) que recebe diariamente, 4.000 pacientes, com atendimento 100% pelo SUS, ou seja, o atendimento é totalmente gratuito. Com isso, muitos pacientes procuram o hospital em busca de tratamento. São aproximadamente 1.541 municípios em 27 estados, são pessoas de todos os cantos do Brasil.

Muitas dessas pessoas passam dias viajando de ônibus para se tratar no hospital, isso se deve ao fato de Barretos não ter uma rota comercial de aviação, mesmo tendo um aeroporto praticamente ao lado do Hospital do Câncer. Localizado apenas a 8 km do local, o aeroporto está fechado para voos regulares. O aeroporto da cidade de Barretos tem uma pista maior do que a do Santos Dumont no Rio de Janeiro.

A partir disso, houve o inicio da campanha Voo Contra o Câncer que tinha como iniciativa alinhada com a humanização do tratamento realizado pelo hospital, evitar que os pacientes chegassem ainda mais debilitados, devido a viagem cansativa de ônibus. A campanha criada pela WMcCann para o Hospital de Câncer de Barretos foi lançada em julho do ano passado, e teve apoio de celebridades como Xuxa e Reynaldo Gianechini. A W McCann calcula que a ação foi vista por 61,6 milhões de pessoas nas redes sociais. O GuairaNews divulgou a mesma em 22/maio/2013, veja aqui.

Outra parceira do projeto foi a companhia aérea Passaredo, que no último sábado, dia 22 de março pousou seu primeiro avião em Barretos e se comprometeu ajudar na aproximação de médicos e pacientes na busca do melhor tratamento. Em um voo extraordinário se deu inicio a uma tentativa de reativar o aeroporto da cidade.

O Presidente da Passaredo, José Luz Felício Filho, entregou ao prefeito de Barretos, Guilherme Ávila, uma carta de intenção para tornar a rota regular quando o aeroporto foi reaberto. O publicitário Washington de Olivetto, que engajou a sua agência W McCann na campanha, também esteva no voo. A campanha levantou voo no sábado (22) aterrissando no Aeroporto Chafei Amsei, em Barretos, inaugurando assim a rota feita pela Passsaredo Linhas Aéreas.

O aeroporto de Barretos foi administrado pelo governo de São Paulo durante 32 Anos. Ao final de 2012, o aeroporto foi municipalizado a pedido da prefeitura. Atualmente a prefeitura não tem condição de atender as exigências pedidas e muitos menos recursos para reformar e equipar o aeroporto para que ele possa voltar a funcionar.

A esperança é que o aeroporto seja contemplado com recursos do plano de investimentos do governo federal para aviação regional, que prevê melhorias em 270 aeroportos. O Governo federal também esta fazendo sua parte e já incluiu o aeroporto de Barretos como um dos que precisar de um Plano de Avião Regional e programou o início das obras de modernização do local para julho deste ano.

Veja o vídeo abaixo:

Conheça mais sobre a campanha do HCB aqui: http://www.voocontraocancer.com.br/