Pular para o conteúdo

1º de Maio: Dia do Trabalhador

dia do trabalho - dia do trabalhador guairanews

Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é comemorado no dia 1º de maio em diversos países do mundo, sendo feriado no Brasil, Portugal, Rússia, e França, entre outros.

O Dia do Trabalho é o momento que os empregados e as empresas têm para refletir sobre as legislações trabalhistas, normas, regras de trabalho. É também considerado importante no dia 1 de maio relembrar a história, onde diversos trabalhadores lutaram, para hoje em dia as pessoas poderem usufruir dos benefícios.

Origem do Dia do Trabalho

Três anos depois, foi convocado em Paris uma manifestação anual para reivindicação das horas de trabalho e foi programada para o dia 1º de maio, como homenagem as lutas sindicais em Chicago. No dia 23 de abril de 1919, o Senado francês ratificou as 8 horas de trabalho e proclamou o dia 1º de maio como feriado, e um anos depois a Rússia fez o mesmo.

BRASIL

No Brasil. Até o início da Era Vargas, a data era considerada como um protesto às estruturas socioeconômicas do país.  .

A propaganda trabalhista de Vargas foi a principal responsável pela mudança nas atividades realizadas neste dia. Com o passar dos anos, o Dia do Trabalhador passou a ser comemorado com festas, desfiles e outros tipos de celebrações.

Dia do Trabalhador é comemorado desde 1895, e passou a ser considerado feriado nacional em setembro de 1925, devido a um decreto do presidente Artur Bernardes.

No Brasil é costume o governo anunciar o aumento anual do salário mínimo no dia 1 de maio.