Pular para o conteúdo

Hidrelétrica de Marimbondo desenvolverá ações socioambientais em Guaíra

furnas alaor tamires ze carlos

A maior parte dos guairenses sequer sabe o município de Guaíra tem terras inundadas pelos lagos de duas hidrelétricas no Rio Grande: a de Porto Colômbia e de Marimbondo, ambas pertencentes a estatal energética do governo federal Furnas. A usina de Porto Colômbia fica aos fundos do bairro rural do Guaritá e seu lago inunda muitos hectares de terras de Guaíra, atingindo até a foz do Rio Sapucai.

Outra unidade de Furnas também inunda terras de Guaíra, a hidrelétrica do Marimbondo que instalada na altura do município de Icém o seu lago chega até o ponto onde o Rio Pardo desagua no Rio Grande dentro dos nossos limites.

Desta forma para obter seu licenciamento ambiental a hidrelétrica de Marimbondo necessita desenvolver ações socioambientais nos municípios que sofrem impactos de suas atividades, especialmente com a inundação e áreas agricultáveis.

No mês passado, com apoio logístico da Prefeitura de Guaíra coordenadora do programa Comunicação Social da hidrelétrica de Marimbondo, Tamires Torquato Tavares esteve na região de alagamento da  represa visitando moradores ribeirinhos para formação de cadastro informativo que norteará ações socioambientais da Furnas Centrais Elétricas voltadas para aquela população. Ela estava acompanhada do Diretor de Planejamento Ambiental, Alaor Pinheiro, e do Diretor de Agricultura, José Carlos Junqueira

Esse trabalho tem como objetivo, aproximar a população afetada pela hidrelétrica de Marimbondo com o meio ambiente de forma sustentável, saúde, educação, lazer, religião e etc. De acordo com o Departamento Municipal de Meio Ambiente o trabalho terá continuidade e será aprofundado nas próximas semanas.