Pular para o conteúdo

Castração, quatro vezes em 2013 do que nos 4 anos anteriores

castracao

Na quinta-feira, dia 12, no Centro de Castração Municipal foram realizadas as últimas castrações desta etapa para cães e gatos de rua, comunitários, abrigados por cuidadores e de famílias de baixa renda, promovido pelo programa Bom pra Cachorro da Prefeitura de Guaíra. O ciclo foi fechado em um ano com o total de 1.000 atendimentos, um aumento de 450% em relação aos quatro anos anteriores a 2013, quando apenas 180 animais castrados.

O Programa Bom pra Cachorro entrou em recesso e assim que for definida uma nova data para a licitação o Departamento de Zoonoses estará fazendo a divulgação dos dias, dos procedimentos e documentos necessários para a inserção de mais animais no cadastro, para ser atendidos. 

O programa atende a todos os cães e gatos (machos e fêmeas) de rua, comunitários, abrigados por cuidadores e de famílias baixa renda. O objetivo é de castrar todos estes animais, a fim de diminuir o número de abandonos e a melhorar a convivência entre eles e as pessoas. 

Além de oferecer a castração, o Departamento de Zoonoses faz a microchipagem e conscientização das pessoas sobre a importância de não abandonar e não maltratar aos animais, que são tão frágeis e sensíveis quanto o ser humano.

“O bem estar dos animais trata-se de uma questão de saúde pública. Com o controle da população, a posse responsável e a microchipagem o município dará um passo adiante na boa convivência das pessoas e os animais domésticos. O intento da nossa gestão é melhorar a qualidade de vida da população em todos os aspectos”, ressaltou o prefeito, Sérgio de Mello. 

Cuidar da saúde animal é cuidar do bem estar humano. Aqui é só notícia boa!!!