Será em setembro a 2ª etapa de vacinação contra HPV

As meninas que receberam a primeira dose contra o HPV (Papiloma Vírus Humano) nos meses de março e abril têm que tomar a segunda dose que começa a ser aplicada no início do mês de setembro. As meninas que na primeira vacinação tinham 11, 12 e 13 anos devem procurar as UBS – Unidades Básicas de Saúde - de sua base territorial.

ilustra - hepatite A

As meninas que receberam a primeira dose contra o HPV (Papiloma Vírus Humano) nos meses de março e abril têm que tomar a segunda dose que começa a ser aplicada no início do mês de setembro. As meninas que na primeira vacinação tinham 11, 12 e 13 anos devem procurar as UBS – Unidades Básicas de Saúde – de sua base territorial.

 A Vigilância Epidemiológica lembra que a menina só estará imune após três doses da vacina. A segunda dose deve ser aplicada seis meses após a primeira dose (intervalo mínimo entre 1ª e 2ª dose são cinco meses e uma semana) e a terceira dose, 60 meses após a primeira, ou seja, após cinco anos.

Também a partir do dia 1º de setembro entra no calendário de vacinação das crianças a Hepatite A. As vacinas serão aplicadas em crianças de 12 a 23 meses. Somente podem tomar a vacina, as crianças dentro dessa faixa etária. 

A Hepatite A é uma doença infecciosa aguda que atinge o fígado, causada pelo vírus VHA. Não há tratamento específico para a doença. A via de contágio é fecal-oral, por contato com pessoas infectadas ou por meio de água ou alimentos contaminados. A incidência da hepatite é maior nos locais onde o saneamento básico é deficiente ou não existe. 

Como se trata de uma vacina nova no calendário, a Vigilância Epidemiológica orienta as mães de crianças que estejam dentro da faixa etária a procurar o posto de saúde mais próximo de suas casas para a primeira imunização contra a doença. Os moradores do centro,  não contemplado pela Estratégia de Saúde da Família, devem procurar as vacinas no postinho do Vivendas.

Anterior Centerplex do North Shopping Barretos faz promoção no aniversário da cidade 
Próxima Atleta do Futuro será inaugurado sábado em Guaíra