Pular para o conteúdo

Será em setembro a 2ª etapa de vacinação contra HPV

ilustra - hepatite A

As meninas que receberam a primeira dose contra o HPV (Papiloma Vírus Humano) nos meses de março e abril têm que tomar a segunda dose que começa a ser aplicada no início do mês de setembro. As meninas que na primeira vacinação tinham 11, 12 e 13 anos devem procurar as UBS – Unidades Básicas de Saúde – de sua base territorial.

 A Vigilância Epidemiológica lembra que a menina só estará imune após três doses da vacina. A segunda dose deve ser aplicada seis meses após a primeira dose (intervalo mínimo entre 1ª e 2ª dose são cinco meses e uma semana) e a terceira dose, 60 meses após a primeira, ou seja, após cinco anos.

Também a partir do dia 1º de setembro entra no calendário de vacinação das crianças a Hepatite A. As vacinas serão aplicadas em crianças de 12 a 23 meses. Somente podem tomar a vacina, as crianças dentro dessa faixa etária. 

A Hepatite A é uma doença infecciosa aguda que atinge o fígado, causada pelo vírus VHA. Não há tratamento específico para a doença. A via de contágio é fecal-oral, por contato com pessoas infectadas ou por meio de água ou alimentos contaminados. A incidência da hepatite é maior nos locais onde o saneamento básico é deficiente ou não existe. 

Como se trata de uma vacina nova no calendário, a Vigilância Epidemiológica orienta as mães de crianças que estejam dentro da faixa etária a procurar o posto de saúde mais próximo de suas casas para a primeira imunização contra a doença. Os moradores do centro,  não contemplado pela Estratégia de Saúde da Família, devem procurar as vacinas no postinho do Vivendas.