Pular para o conteúdo

Reviva o Óleo entrega prêmios para estudantes

reviva o oleo (6)

O Reviva o Óleo é um projeto da empresa Brejeiro que firmou parceria com a Prefeitura para o recolhimento e reciclagem de óleo de cozinha usado. Em Guaíra o departamento de Meio Ambiente juntou-se a secretaria Municipal de Educação, escolas estaduais e particulares e promoveu uma competição para arrecadação e óleo usado, denominado Desafio Bejolinho. 

A escola que mais arrecadou foi do Centro Educacional Santa Luz com 1.522 litros de óleo usado. A cada quatro litros de óleo dispensados a Brejeiro cede um litro de óleo novo. Assim a escola conseguiu 380 litros, que foram doados para o Centro de Ação Social Nossa Senhora D’Aparecida (Asilo). 

Entre as salas participantes o 7º ano foi o primeiro colocado e ganhou um passeio de recreação na Estância Fazendinha de Barretos e o 9º ano, também do Santa Luz, ficou em segundo lugar e foi agraciado com um dia de cinema, com direito a pipoca e refrigerante.

O programa prevê a reciclagem do óleo para evitar que o material seja despejado no meio ambiente, principalmente nos cursos de água, onde o óleo sujo causa um grande estrago.

 Cada litro de óleo despejado na rede de esgoto tem potencial para poluir cerca de um milhão de litros de água.

O acúmulo de óleos e gorduras nos encanamentos podem causar entupimentos, refluxo de esgoto e enchentes. Em quantidades exageradas em rios, lençóis, lagoas, etc, pode ter como consequência a morte de peixes e outros animais, além de maus odores.