Pular para o conteúdo

VOCÊ SABIA QUE HOJE É O DIA DO PROGRAMADOR?

Parabéns a todos os programadores, porque hoje é o seu dia! O Dia do Programador foi criado na Rússia e cai no 256º dia do ano.

Normalmente comemorado em 13 de setembro, com o ano bissexto, a data se antecipou para 12 de setembro.

Agradeça a lembrança a um certo Valentin Balt, funcionário da firma de webdesign russa Parallel Technologies. Em 2002, Balt resolveu angariar assinaturas para solicitar ao governo do seu país que reconhecesse a data como o Dia do Programador.

Mas foi só em 2009 que a data foi oficializada pelo presidente Dmitry Medvedev. Na Rússia, o 256º dia do ano é feriado oficial para a categoria.

Foi escolhida esta data porque 256 é o número de valores distintos que podem ser representados com um byte de oito bits. Além disso, 256 em hexadecimal é ’100′, além de ser a maior potência de 2 (28) que cabe dentro dos 365 dias do ano.

Realidade dos Programadores no Brasil

No Brasil, a data não é feriado. Mas a profissão está em alta no mercado, principalmente no setor de desenvolvimento de aplicações móveis. Segundo pesquisa da Catho divulgada no início do ano, um Analista de programação Sênior ganha em média R$5.597,27.

Já quem começa como Programador Júnior tem uma média salarial de R$1.689,06. O mercado TI emprega atualmente em torno de 1,2 milhão de pessoas no país . Ainda assim, há escassez de profissionais.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Brasscom (Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), está prevista para 2014 um déficit de 45 mil profissionais de TI.

O problema estaria sendo plantado nas universidades: cerca de 87% dos matriculados em curso ligados à área de TI abandonam os estudos antes da conclusão do curso.

Então, atualize-se sempre, tome (mais) um café e diga para o seu chefe que hoje é o seu dia!

Fonte: http://codigofonte.uol.com.br/noticias/hoje-e-o-dia-do-programador