Pular para o conteúdo

Teto da Casa de Cultura já está sendo reparado

teto casa cultura

Com as primeiras chuvas da temporada o teto da Casa de Cultura Professor João Augusto de Mello que já estava danificado, gerou goteiras no forro causando um bolsão de água e a queda de parte do revestimento superior do cineteatro Abraão Cury.

Com vistas à avaria e o risco que proporciona aos usuários do espaço, o Diretor de Cultura, Altair Serverino Dias, Pitt, determinou a interdição do espaço.

Pitt informou que o reparo não se restringe ao forro e sim a toda estrutura do teto e o coordenador de Cultura ressalta que foi orientado pelo prefeito, Sérgio de Mello a só liberar cineteatro para o uso quando o ambiente estiver comprovadamente seguro para os visitantes.

O reparo paliativo no telhado já foi executado e a intenção é a troca de todo telhado da Casa de Cultura no próximo ano. Estava previsto o conserto do forro para esta semana ainda.

Construida em 1975 a Casa de Cultura passou por várias reformas, mas de acordo com funcionarios antigos da instituição o teto nunca foi trocado totalmente, só foram feitos reparos.

As telhas são de cimento amianto (Brasilit) um tipo de material frágil que não suporta ventos e se deteriora rapidamente. Atualmente quase não se usa mais este tipo de telha em grandes construções, nos últimos 39 anos surgiram novos materiais de maior resistência como o caso das telhas metálicas com isolamento térmico.

Comprovando a tese de que o telhado de Brasilit é um problema para Casa de Cultura a vereadora Susete Barine, que é bibliotecária na instituição, afirmou que convive com o problema de goteiras desde que começou a trabalhar na Biblioteca Pública há 20 anos.

fonte: Depto. de Comunicação da Prefeitura de Guaíra