Pular para o conteúdo

Prefeitura e Sindicato oferecem curso de arborismo

arborismo (2)

Um curso do Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural –  que ensina a forma correta de lidar com as árvores urbanas está ocorrendo por intermédio de uma parceria da Prefeitura com o Sindicato Rural de Guaíra.  Da qualificação estão participando servidores dos setores de Parques e Jardins e Parque Maracá e jardineiros autônomos.

Ministrado pelo agrônomo guairense, Laércio Lourenço Lelis qualificação não se restringe a poda. Também ensina o manejo correto de diversos espécimes utilizados em jardinagem, bem como adubação, produção de mudas, medidas de segurança no trabalho e variedades de árvores adequadas para cada ambiente.

A capacitação que começou no final da semana passada, nos dias 14 e 15 de maio segue nesta semana dias 21 e 22 de maio (quinta e sexta-feira) sendo ministrada na sede do Sindicato Rural de Guaíra.

A coordenadora de Serviços Urbanos, Patrícia Paulino Gonçalves classifica a qualificação como um avanço que trará resultados em curto prazo na qualidade cobertura verde da cidade, uma vez que uma das premissas do curso é fazer o manuseio correto evitando podas drásticas que às vezes provoca a morte das plantas.

“Nossa missão é manter a cidade limpa, bonita e agradável para a comunidade. As árvores urbanas constituem um quesito primordial para o bem estar”, relatou o vice prefeito e responsável pela zeladoria do município, Denir Ferreira dos Santos.

“Estamos qualificando estes profissionais que são verdadeiros agentes ambientais no município. A preservação do meio ambiente começa dentro de casa, na porta das nossas casas, nas praças, parques e jardins”, preconiza o prefeito, Sérgio de Mello.