Pular para o conteúdo

Porque hoje, 9 de julho, é feriado?

feriado 9 de julho - guairanews

O 9 de julho marca a Revolução Constitucionalista. Feriado que marca o orgulho paulista. Quando São Paulo se rebelou contra a ditadura de Getúlio Vargas. Foi constitucionalista por que São Paulo, apoiado apenas pelo Mato Grosso exigia do presidente uma Constituição.

Foi em 1932 e muitas pessoas morreram na luta por um idea: manter a democracia. Infelizmente a maior parte do povo não sabe por que o 9 de julho é feriado.

Nas escolas esta historia é negligenciada. Deveria ocupar mais espaço. Contribui muito mais para o crescimento educacional e preparação para a vida de uma criança saber da história política do seu estado do que da Pérsia, Grécia ou China antigas. Estas também devem estar na grade, mas nossa revolução constitucionalista, foi negligenciada.

Getúlio foi derrotado nas urnas em 1930 e chegou a presidência por uma revolução, um famoso golpe de Estado. São Paulo desde aquela época, à frente na democracia, não aceitava este tipo de manobra e lutou pela derrubada de Getúlio, que apesar de um ditador golpista, foi glorificado como ‘pai dos pobres’. São Paulo só contra o resto do Brasil perdeu a guerra, mas a situação obrigou Getúlio a promulgar uma Constituição. O mesmo Getúlio que ficaria indo e vindo no poder até 1954 quando se matou quando foi descoberta conspiração do seu governo para assassinar opositores.

fonte: Editorial Jornal A Cidade

Publicado originalmente em 09/07/2012 aqui