Pular para o conteúdo

Empresa inova na alimentação unindo ciência e nutrição

estilop_strip_35549_0_full

Em 2007, enquanto fazia MBA em administração nos EUA e estudar  as gôndolas de produtos funcionais, Daniel Feferbaum refletiu sobre a questão desse mercado ser tão pouco explorado no Brasil. Afinal, a indústria de alimentos tem uma forte regulamentação e talvez por isso, apostar em inovações seria ainda mais complicado. Além de o país enfrentar problemas com crescentes níveis de obesidade e doenças crônicas não transmissíveis como o diabetes, também é comprovado que a nossa alimentação é carente de importantes nutrientes que auxiliam desde o crescimento saudável das crianças até evitar doenças na terceira idade.

Ao passar pelos supermercados americanos, Feferbaum começou a reparar nos rótulos dos produtos e a verificar a importância de certos nutrientes para o ser humano. Quando retornou ao país, veio decidido a investir no mercado de produtos funcionais, mas não queria dar o “ponta-pé” inicial de qualquer forma. Reuniu-se com médicos e especialistas para estudar algo que fosse além do mercado de bebidas, que englobasse as vitaminas e nutrientes que são necessários para o organismo e que não temos o hábito de ingerir. Foi um investimento de pouco mais de R$ 1 milhão e um longo caminho burocrático para patentear a pesquisa e tornar o Life Mix uma fórmula essencial e acrescentá-lo às gôndolas dentro de um suco funcional chamado Luminus Life.

“Iniciamos distribuindo o produto para os médios varejistas e hoje atuamos nas grandes redes, como Carrefour e Walmart. Isso se deve não só pela qualidade do produto, onde unimos a ciência com a nutrição, mas também porque o consumidor atual está focado em levar para casa alimentos equilibrados, que o permitam se manter sempre saudável”, conta. Hoje, a WNutritional, fabricante do Luminus Life, tem uma produção de 80 mil litros por mês, distribuídos em mais de 1.200 pontos de venda.

Foi no primeiro semestre do ano passado que ocorreu o lançamento do Luminus Life, que vem com ômega 3 (DHA), cálcio, fibras, vitaminas C e D e ácido fólico. O crescimento tem surpreendido até mesmo os colaboradores da empresa. Em novembro, a marca ganhou o prêmio de Bebida Funcional Mais Inovadora, do Food Ingredients South America, considerado o óscar do mercado alimentício. Então, Feferbaum, que também começou a receber ligações de escolas à procura do suco, expandiu a linha, criando a primeira bebida funcional voltada às crianças, o Luminus Kids, lançada no primeiro semestre deste ano. “Os pais estão procurando alimentos nutritivos, sem açúcar e que proporcionem crescimento e desenvolvimento para as crianças e assim oferecer uma lancheira mais saudável”, relata.

Agora, apesar do faturamento do ano já ser estimado em R$ 8 milhões de reais, o objetivo é expandir o mercado com novos desenvolvimentos de bebidas funcionais posicionadas para diferentes nichos de mercado, usando a mesma base cientifica do suco. “Neste momento planejamos mais oito lançamentos ao longo dos próximos meses e esperamos ter a aceitação espontânea como tivemos nas linhas Life e Kids”, conta o diretor da marca. O sucesso dos produtos tem sido tão grande que a empresa já esta preparando uma estrutura de vendas também nos EUA.

Para conhecer mais sobre o produto, acesse: www.luminuslife.com.br .