Pular para o conteúdo

Sobe para 79% o percentual de brasileiros que aceitariam uma proposta de emprego no exterior, diz pesquisa da Catho

american-expats-working-abroad-570x350

São Paulo, 20 de outubro de 2015 – Mais brasileiros estão dispostos a deixar o Brasil para abraçar uma oportunidade de trabalho no exterior. De acordo com pesquisa da Catho, site líder em classificados de emprego online no país, o percentual de profissionais que aceitariam uma vaga no exterior passou de 75,9% em 2014 para 79,2% neste ano.

Também aumentou o número de profissionais que aceitaria uma oportunidade em outro país mesmo sem nenhum benefício extra, como aumento salarial ou promoção de cargo. Esse percentual subiu para 11,5% em 2015, ante 8,5% no ano anterior, segundo dados da Catho.

A pesquisa mostrou ainda que 38,5% dos profissionais entrevistados aceitaria se mudar para o exterior por conta de uma proposta profissional caso ela representasse uma oportunidade de desenvolvimento, mesmo que sem promoção imediata. Em 2014, esse percentual era de 34,2%.

Receber uma promoção é condição essencial para que 29,2% dos entrevistados aceitem uma proposta de trabalho exterior, enquanto 20,8% dos profissionais não aceitaria a mudança sob nenhum pretexto. Os dados fazem parte da Pesquisa dos Profissionais Brasileiros 2015, levantamento anual feito pela Catho.

“O cenário de crise econômica no Brasil, somado às oportunidades que uma oferta de emprego no exterior pode representar, tem levado mais brasileiros a avaliar positivamente a mudança para outro país em virtude de uma proposta de trabalho”, afirma Murilo Cavellucci, diretor de gente e gestão da Catho.

“Em geral, a experiência internacional contribui para o desenvolvimento do profissional, que tem a possibilidade de conhecer outra cultura, além de vivenciar a realidade de sua profissão em outro país. De qualquer modo, é fundamental avaliar com atenção todos os prós e contras na mudança”, diz o executivo.

unnamed

Pesquisa dos Profissionais Catho 2015

A Pesquisa dos Profissionais Brasileiros – Um Panorama sobre a Contratação, Demissão e Carreira dos Profissionais é uma publicação da Catho, site de empregos líder no Brasil, desde 1988. Originalmente lançada a cada dois anos, passou a ser anual em 2013.

O levantamento de 2015 contou com 23.011 respondentes de todo o Brasil. Do total de respondentes, 54,2% estão empregados; sendo que 29,7% são de grandes empresas (com mais de 500 funcionários). A pesquisa foi feita no período de 13 de junho a 29 de julho de 2015.

Sobre a Catho
A Catho tem como objetivo principal facilitar contratações, funcionando como um canal entre o candidato que busca novas oportunidades e as empresas e consultorias de RH que buscam candidatos. Todos os meses, mais de 10 mil contratações são feitas por meio do site, que hoje tem mais de 290 mil vagas de emprego anunciadas. Atualmente, a Catho oferece produtos direcionados aos profissionais, como Análise e Elaboração de Currículo, Guia de Profissões e Salários, Por Dentro das Empresas, Simulação de Entrevista e Cursos Rápidos, bem como soluções para empresas na atração e gestão de pessoas, como a publicação de vagas, a busca de currículos e a Pesquisa Salarial e de Benefícios.