Pular para o conteúdo

ESCOLHA OS ALIMENTOS MAIS ADEQUADOS PARA A LANCHEIRA ESCOLAR

Além da correria do dia a dia, a falta de criatividade também é um fator que atrapalha o processo. Para ajudar nesta missão, a nutricionista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Patrícia Citelli Berger, dá dicas valiosas.

Mesmo quando a criança apresenta algum tipo de restrição alimentar, a especialista enfatiza a importância de priorizar o equilíbrio desta refeição. Confira ideias de diferentes cardápios:

Lancheira saudável para crianças sem nenhuma restrição

O equilíbrio é a base para compor o lanche com diferentes fontes nutricionais.

Como opções de proteína, destacam-se o leite ou iogurte, queijo branco, ricota temperada, requeijão light e queijo cottage, que devem estar acondicionados em recipientes térmicos.

Carboidratos também não podem ficar de fora, como pães integrais ou multigrãos, bolachas simples, biscoito de polvilho, bolos caseiros simples, tapioca e pão de queijo.

Para finalizar, fibras, vitaminas e minerais são encontradas em frutas frescas e sucos industrializados que sejam do tipo integral e não néctar.

Podem ser usadas também frutas desidratadas ou frutas secas, como nozes e castanhas.

Lancheira para crianças com intolerância à lactose

As fontes de proteínas são as mesmas de uma lancheira sem restrição, porém, devem ser isentas de lactose.

Por conta desta necessidade, é importante observar com atenção a composição dos ingredientes nos rótulos de pães, bolachas, biscoitos de polvilho, pois há diferença entre os fabricantes.

Já quanto às frutas, não existe nenhuma limitação.

Lancheira para crianças celíacas

Esta lancheira deve ser isenta de alimentos que contenham trigo, aveia, cevada, centeio e malte.

Sendo assim, pães, bolos e biscoitos, por exemplo, devem ser à base de farinha ou fécula de arroz, batata, milho ou mandioca. As fontes de proteínas, frutas e sucos não diferem dos outros cardápios.

Lancheira para crianças diabéticas

Pais devem ter atenção não só ao padrão qualitativo de nutrientes mas principalmente à quantidade dos alimentos.

Além disso, crianças que sofrem de diabetes não podem comer alimentos que contenham açúcar ou sacarose, rapadura, açúcar mascavo e açúcar demerara, nem mel e melado.

É importante priorizar produtos integrais e estimular o consumo das cascas e bagaços das frutas.

Lancheira para crianças em processo de perda de peso

Todos os grupos alimentares precisam estar no lanche, porém, é fundamental adequar as porções alimentares de forma individualizada. É preciso ainda compreender o motivo da perda de peso para desenvolver uma dieta adequada.

COMPLEXO HOSPITALAR EDMUNDO VASCONCELOS

Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 1.000 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 230 mil consultas ambulatoriais, 145 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,45 milhão de exames por ano. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 – Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o primeiro lugar no Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar Saúde – Hospitais, conquistado em 2017.

Rua Borges Lagoa, 1.450 – Vila Clementino, Zona Sul de São Paulo.
Tel. (11) 5080-4000
Site: www.hpev.com.br
Facebook: www.facebook.com/ ComplexoHospitalarEV
Twitter: www.twitter.com/Hospital_EV
YouTube: www.youtube.com/user/ HospitalEV