Pular para o conteúdo

O QUE FAZ O ÔMEGA 3 DHA PREVENIR O ALZHEIMER?

Nos últimos anos, surgiram dezenas de novas pesquisas científicas relacionando o consumo do ácido graxo ômega 3 DHA (docosahexaenoico) com a prevenção das doenças neurodegenerativas. A maioria mostra que as pessoas que apresentam desordens de natureza neurológica também manifestam déficit destas gorduras poli-insaturadas. Por isso, boa parte desses estudos, demonstrou como a ingestão deste nutriente na quantidade correta está relacionada com a redução dos riscos de desenvolvimento de Alzheimer, inclusive comparando seu desempenho com o do ácido graxo EPA, que compõe a maioria dos suplementos de ômega 3 disponíveis no mercado.

“Evidências têm demonstrado de forma recorrente os resultados positivos da ingestão do ômega 3 DHA para a diminuição das chances de manifestar esta doença”, declara a Dra. Maria Inês Harris, consultora científica de OmegaPURE. “Seus benefícios foram comprovados em diversos grupos de amostra, inclusive em idosos, visando o fortalecimento cognitivo e afastamento dos sintomas da demência”, salienta a especialista. Segundo ela, os estudos, até o momento, apontam para a redução do risco de declínio cognitivo e incapacitação progressiva dos idosos.

O Alzheimer é uma doença de possível natureza genética, causada pelo acúmulo cerebral de substâncias tóxicas derivadas da fragmentação de uma proteína de membrana dos neurônios. Essa neurotoxidade do sistema cerebral atinge o hipocampo, região responsável pela memória e aprendizado, causando sintomas graves como esquecimento a longo prazo e agressividade.

“Trabalhos recentes observaram que o ômega 3 DHA pode prevenir essa condensação de substâncias prejudiciais e ainda reduzir os processos inflamatórios causados por elas, minimizando as perdas celulares, e consequentemente, inibindo o progresso do processo degenerativo”, salienta a Dra. Harris.

Outro efeito preventivo do DHA em relação ao Alzheimer consiste na proteção contra os danos oxidativos cerebrais característicos da doença, que costumam aparecer precocemente entre os pacientes. “A suplementação de ômega 3 puro e altamente concentrado em DHA ajuda a retardar a manifestação dos sinais de demência nas pessoas que tendem a desenvolver o quadro”, explica a Dra. Harris.

Por isso, cada cápsula de 500 mg de OmegaPURE DHA contém no mínimo 90% (450 mg ou mais) de DHA, que além de ser o teor diário preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para esse tipo de suplemento alimentar, oferece benefícios específicos para o sistema nervoso e a saúde cerebral. Em geral, a maior parte dos suplementos de ômega 3 apresentam apenas 30% de DHA e EPA (ácido eicosapentaenoico), que é mais atuante no sistema cardiovascular, e 70% (equivalente a 2100 mg) de gorduras saturadas, monoinsaturadas e colesterol. OmegaPURE DHA oferece o triplo apenas de DHA e ainda é livre de outras gorduras nocivas à saúde.

É importante salientar o efeito preventivo contra a degeneração dos neurônios oferecido pela suplementação com DHA, garantindo resultados positivos no início do quadro, quando o cérebro do paciente foi pouco afetado. “Para os casos mais severos, embora também existam demonstrações de sucesso, as informações levantadas ainda são consideradas insuficientes para validar a mesma conclusão”, finaliza a Dra. Harris.

Sobre a Biobalance Natural Immune Support – A linha Biobalance visa promover saúde e bem-estar, através de produtos inovadores, naturais e de alta qualidade, que tenham por finalidade estimular as defesas naturais e o equilíbrio fisiológico do corpo humano. Suas linhas, encontradas exclusivamente nas farmácias de manipulação, abarcam OmegaPURE® e OmegaPURE DHA® que têm a maior concentração de ômega-3 na menor cápsula do mercado, e EctoPURE®, cremes calmantes de uso tópico que auxiliam na redução de processos inflamatórios da pele, sem o uso de corticoides. Para saber mais acesse o site, FB e Instagram. SAC: sac@biobalance-nutraceuticals.com ou 0800-771-8438.