Pular para o conteúdo

A IMPORTÂNCIA DAS CERTIFICAÇÕES DE IDIOMA PARA A SUA CARREIRA EM 2018

Daqui a 10 anos todas as vagas de emprego do país, independente da função, exigirão inglês do candidato(a).

Esse dado é da maior empresa de recrutamento mundial, a Page Personnel. Muitas colocações com salários bons, qualidade de vida no emprego, entre outros benefícios, não são preenchidas por conta da falta de real fluência na língua inglesa.

A maior rede social de trabalho, o Linkedin, já tem muitas vagas sendo publicadas em inglês. Desde os requisitos necessários aos salários e benefícios que serão concedidos.

Logo, o inglês deixou de ser um diferencial para se tornar um pressuposto no momento de se conseguir uma boa vaga no mercado de trabalho.

Como muitos recrutadores e empresas de Recursos Humanos já passaram por dificuldades no momento de testar a fluência do entrevistado(a) no idioma inglês, a maioria passou a utilizar a certificação TOEIC para averiguar o nível do candidato para aquela vaga e\ou para promoção interna dessa empresa.

O TOEIC (Test of English for International) foi criado há mais de 30 anos e trata-se de testes escritos e conversação que medem a performance do aluno(a) no inglês. A pontuação vai de 10 a 990 pontos e tem duração de duas horas. Trata-se do principal certificado na contratação de empresas e instituições internacionais e é o padrão para proficiência do idioma na carreira.

Como se preparar para o exame e o que mudará na sua carreira

Um dos principais conselhos é identificar as suas falhas mais comuns e praticar por meio dos simulados. Na Minds Idiomas certificamos mais de 500 alunos por ano.

O curso da Minds dura 18 meses e ao concluí-lo, o estudante tem a orientação necessária para prestar o TOEIC, caso deseje. Treinamos esse aluno(a) e aplicamos o teste na própria escola. Há uma taxa, mas o valor compensa diante do alcance do teste.

Para se ter ideia: a prova tem mais de 5 Milhões de aplicações por ano em mais de 100 países.

Outra dica importante é ficar atento(a) ao tempo destinado para as duas provas do TOEIC, escrita e oral, pois é limitado. As duas horas devem ser bem usadas já que a prova pede também uma redação. Logo, o ideal é montar as ideias antes de começar a escrever.

Vale pequenos parágrafos e\ou palavras-chaves. Não faça rascunho devido ao tempo, mas organize as suas ideias.

O exame vai testar a sua pronúncia, gramática, vocabulário e capacidade de se expressar. Para a sua carreira, o TOEIC pode abrir portas de trabalho em empresas diferentes em que você atua, dará a capacidade de participar de treinamentos em inglês, uma possível promoção interna, além de ser reconhecido(a) no mundo todo por se tratar de um teste de parâmetro internacionalmente reconhecido.

É importante ficar atento(a) que o TOEIC tem validade de dois anos e por isso é importante manter o exame atualizado.

Para fazer o exame e ter outras informações, acesse: www.mindsidiomas.com.br
Por Fabiano Castro, especialista em carreira\educação e Diretor da rede Minds Idiomas