Pular para o conteúdo

SAIBA MAIS SOBRE OSTEOPOROSE, DOENÇA SILENCIOSA QUE ATINGE 15 MILHÕES DE BRASILEIROS

A cada três segundos, uma pessoa sofre uma fratura decorrente da osteoporose – responsável anualmente por 8,9 milhões de fraturas, de acordo com a Federação Internacional da Osteoporose (IOF).

Estima-se que uma em cada três mulheres ou um em cinco homens, com mais de 50 anos já sofreram ou ainda vão sofrer alguma lesão osteoporótica. No Brasil, a doença chega a atingir 15 milhões de pessoas.

Os números são alarmantes, ainda mais porque a doença não apresenta sintomas, dificultando o diagnóstico precoce, como explica o médico ortopedista, subespecialista em cirurgia de coluna menos invasiva, Rodrigo Souza Lima, da Ortosul.

Segundo ele, os indícios só começam a aparecer quando o problema se agrava ou, quando há fraturas. “Os sintomas vão aparecendo com a agravamento da doença. Entre eles, a diminuição da estatura ao decorrer dos anos, dor e sensibilidade nos ossos, dor na região lombar e no pescoço por conta de fratura nos ossos da coluna vertebral, encurvamento da postura. Além de dores no pescoço, causadas por fraturas nos ossos da coluna”, pontua.

O médico acrescenta que a forma mais comum de se notar o problema são as fraturas sem traumas, mais comuns no fêmur, coluna, colo e mesmo no punho.

“Os principais grupos de risco para desenvolver a osteoporose são as mulheres, especialmente depois da menopausa, decorrente da baixa hormonal, os caucasianos, magros, sedentários e tabagistas”, afirma o especialista.

Como evitar a osteoporose?
De acordo com a nutricionista funcional e oncológica Michelle Mendes, da Aliança Instituto de Oncologia, o consumo de alimentos ricos em cálcio, como couve e brócolis, repolho, leite e derivados, ajuda a manter a saúde dos ossos.

Ela explica que o leite possui uma grande quantidade de cálcio, porém a fração absorvida pelo organismo é pequena. Já a couve e o brócolis, por exemplo, apesar de possuírem uma quantidade menor que o leite, apresentam uma absorção mais fácil pelo corpo humano.

“Além do cálcio, a saúde dos nossos ossos depende de vários outros nutrientes como a vitamina D, vitamina K e os minerais magnésio, cobre e zinco”, destaca.

Qual o exercício mais indicado?
O instrutor de musculação da Bodytech Lago Sul, Luiz Henrique Quadros afirma que é de extrema importância procurar um profissional habilitado para planejar e orientar sobre os exercícios corretos.

Quadros relata que de uma forma geral todos os exercícios auxiliam no tratamento e até mesmo previnem o aparecimento da osteoporose.

“Antigamente os exercícios de impacto como corrida e saltos eram contra indicados por expor as articulações e ossos, mas hoje é sabido que até mesmo a contração muscular (atrito de músculos e ossos) pode causar um dano de pequena magnitude que proporciona melhoras ao quadro”, complementa.