Pular para o conteúdo

DIA DO INTERNAUTA: TECNOLOGIA AUXILIA INSERÇÃO DE IDOSOS NO MERCADO DE TRABALHO

GetNinjas e Singu abrem portas para profissionais de terceira idade divulgarem seus serviços

A tecnologia veio para auxiliar a vida das pessoas. A geração que surgiu junto com ela é a mais beneficiada, pois não encontram dificuldade. É comum ver, por exemplo, crianças de 2 anos brincando em tablets e smartphones.

Na contramão, pessoas que nasceram nos anos 40 e 50, antes do advento da internet, ainda estão se adaptando a essa nova forma de se comunicar. Alguns aplicativos de serviços, porém, têm influenciado a inserção de pessoas e profissionais da terceira idade ao uso da tecnologia em busca de clientes ou de prestadores de serviços de forma ágil e confiável.

Hoje, por meio do celular, é possível conseguir um pedreiro, um professor e até encontrar uma manicure para fazer as unhas em casa.

GetNinjas, maior plataforma de contratação de serviços no Brasil, que possui mais de 200 tipos de serviços disponíveis como reformas, transporte e educação, vem ajudando diversos profissionais adultos a buscarem recolocação profissional.

O cadastro feito pelo aplicativo facilita a venda dos serviços de forma mais prática e rápida. Apesar da facilidade, o marido de aluguel aposentado, Levi da Hora, 58, teve dificuldades no início, porém hoje já se acostumou. “Minha esposa sempre foi mais ligada à tecnologia, então, ela me auxiliou muito quando comecei na plataforma.

No computador eu tinha mais facilidade, mas no celular realmente era mais complicado para mexer. Hoje em dia, já me adaptei e está mais automático.”

No marketplace de beleza e bem-estar, Singu, a artista Rosângela Forner, de 56 anos, encontrou por meio da tecnologia uma forma de voltar ao mercado de trabalho, apesar das dificuldades com o celular. “Uma professor de estética me apresentou ao aplicativo da Singu.

Inicialmente, senti muita dificuldade em lidar com a tecnologia, mas me esforcei bastante e aos poucos fui me adaptando. O app é bem intuitivo, o que torna o processo um pouco mais fácil. Algumas dúvidas mais pontuais, de vez em quando, eu costumava perguntar para a minha filha”, conta.

Uma solução para quem ainda possui dificuldades e pretende entender melhor como funciona a internet, a Happycode, escola de tecnologia e inovação, oferece um curso de Inclusão Digital para Terceira Idade, no qual os alunos fazem novas descobertas e experiências que os integram às interfaces digitais de maneira simples e descomplicada. Todas as aulas são realizadas uma vez por semana, com duração de 1h30 e as turmas podem conter até 12 alunos.

Sobre o GetNinjas

Sobre o GetNinjas Disponível para Android, iOS e web, o GetNinjas (www.getninjas.com.br) é o maior aplicativo para contratação de serviços da América Latina. Em 2017, foi eleito pela Forbes Brasil como uma das empresas mais promissoras do Brasil. Em 2018, a startup foi listada no ranking das “100 startups to watch”, resultado de uma parceria entre as revistas PEGN e Época Negócios e a Corp.vc. Atualmente, possui mais de 200 tipos de serviços disponíveis, entre eles estão profissionais das áreas de reformas, moda e beleza, assistência técnica, serviços domésticos, aulas, eventos, entre outros. A empresa, que recebeu R$ 47 milhões de aporte de fundos como Monashees, Kaszek e Tiger Group, já está presente em mais de 3 mil cidades do Brasil, registra cerca de 2,5 milhões de pedidos de serviços ao ano, e conta com mais de 450 mil profissionais cadastrados. O GetNinjas foi fundado em 2011 por Eduardo L’Hotellier, que atua como CEO – à frente das operações.