Pular para o conteúdo

TRÊS SOLUÇÕES PARA A SUA EMPRESA SE MANTER NO POSITIVO

Agosto de 2018 – Entre as obrigações que o empresário deve ter com a sua empresa, está a de manter um fluxo de caixa positivo. Para isso, contar com a ajuda de um contador, principalmente quando você está começando um novo negócio, é fundamental para construir uma trajetória sólida e duradoura.

A partir do momento em que a sua empresa passa a ter o fluxo de “contas a pagar” maior do que o fluxo de “contas a receber”, é bem óbvio que o seu saldo será negativo. Normalmente, isso acontece quando a empresa possui um gasto imprevisto, má gestão financeira ou quando não possui um departamento financeiro devidamente organizado.

Se isso ocorrer em situações esporádicas e a sua empresa possuir uma boa reserva de capital de giro, ao término do mês o saldo ainda pode permanecer no azul. Porém, se realmente não existir essa reserva, e, os seus planejamentos de vendas, administrativo e financeiro não estiverem alinhados, fatidicamente o seu negócio enfrentará dias bem difíceis.

Por isso, para que uma companhia consiga sair do vermelho, a Arquivei, empresa que fornece plataforma de monitoramento, gestão e inteligência de documentos fiscais, realizou um webinar e separou três dicas de como uma empresa pode ter um fluxo de caixa saudável. Confira:

  • Capital de Terceiros

A empresa que optar por esta solução, pode utilizar recursos de terceiros, normalmente amigos e familiares, para arcar com os pagamentos que a empresa possui.

Essa opção é ideal para quem necessita pagar certas dívidas inesperadas. Se escolher esta solução, lembre-se de estabelecer as taxas de juros antes de obter o capital, assim você não corre o risco de se envolver em questões delicadas e que te tragam mais complicações financeiras.

  • Compra Garantida

Prática utilizada pelos bancos, nesta modalidade, a empresa faz um acordo com a instituição financeira e paga os seus débitos junto ao banco por meio dos seus recebíveis.

Esta é uma excelente opção, mas preste muito atenção, pois esse recurso requer um bom planejamento, já que todo o fluxo de entrada relacionado aos recebíveis de cartão de crédito será direcionado para a instituição financeira até que a sua empresa conclua o pagamento integral da dívida.

  • Antecipação de Recebíveis

Modalidade mais clara de alavancar o capital de giro, consiste em antecipar um recebível no futuro, ou seja, assim que sua empresa realizar uma venda nova, tendo como forma de pagamento um cartão de crédito, seja à vista ou parcelada, assim que processado, o pagamento deste recebível é antecipado na conta corrente da empresa.

Este serviço de antecipação pode ser automático ou contratado para vendas específicas. Para ter acesso a isso, basta contratá-la junto à administradora de recebíveis, junto ao banco de recebimento da pessoa jurídica ou mesmo através da plataforma da Arquivei.

Com ela, você consegue enviar suas Notas Fiscais emitidas e, num processo 100% digital, consegue antecipá-los gerando créditos relacionados àquela venda. Isso é muito vantajoso em situações em que as condições de pagamento consistem em venda à prazo ou mesmo primeiro pagamento num futuro.

Sobre a Arquivei

A Arquivei é uma empresa que fornece plataforma de monitoramento, gestão e inteligência de documentos fiscais. Criada em 2014, surgiu para suprir uma dificuldade das empresas na gestão mais eficiente de seus dados fiscais. Com sede em São Carlos, interior paulista, a startup já atende mais de 80 mil empresas, com gigantes como McDonald’s, Riachuelo e C&A.