Pular para o conteúdo

VEJA 3 DESTINOS BRASILEIROS QUE PRATICAM DE VERDADE O TURISMO SUSTENTÁVEL PARA IR NESTE FIM DE ANO

Geralmente quando lemos ou ouvimos a palavra “sustentável” já associamos a preocupação com o meio ambiente. E não que está associação esteja errada, porém é limitante pensar na definição assim. Muitas vezes o Turismo Sustentável pode ser um meio de negócio lucrativo, socialmente responsável e que beneficie comunidade local, turistas e empresários. Tudo vai depender de como esses públicos citados se relacionam, se escutam, e principalmente tem empatia uns com os outros.

Quando organizações públicas e privadas trabalham juntas para promover o Turismo Sustentável têm reflexos nas cidades turísticas, na economia e na qualidade de vida dos chamados autóctones (Pessoas que nasceram na região que está sendo promovido esse turismo consciente e vivem no local). Para facilitar essa integração do poder público e privado contamos com a tecnologia. Que veio também para ajudar no turismo. Muitos locais do mundo limitam o número de turistas diariamente e para facilitar essa contagem há tickets únicos que são comercializados e também meios eletrônicos para enumerar os indivíduos. Essa limitação no número de visitantes preserva o local visitado, melhora a qualidade do atendimento dos comerciantes e demais agentes do turismo, e controla a elevação de tarifas abusivas para os turistas, por exemplo.

De acordo com a Organização Mundial do Turismo, o Turismo Sustentável consiste em cuidar do meio ambiente e seus recursos naturais, principalmente água e energia, garantindo o crescimento econômico local e prevalecendo a preocupação com a sociedade local/ bem estar dos visitantes, olhando sempre para o futuro das gerações. É fato que a população mundial têm se preocupado mais com o planeta e já desmistificaram que o Turismo Sustentável está ligado apenas a ambientes rústicos e sem confortos. Há cadeias renomadas de hotéis e outros meios turísticos de alto padrão que investem no Turismo Sustentável. Afinal, o gasto que se tem no início com energia limpa, entre outras ações, são barateados a médio e longo prazo. Tudo é um questão de planejamento financeiro e dos impactos positivos que essas ações sustentáveis renderão.

Na era que vivemos em que vale a experiência e o conceito de viver coisas inexploradas, o Turismo Sustentável está ” andando de mãos dadas” com a geração que não quer apenas o descanso. A nova geração, nascidos após o ano 2000, e que já são 1/3 da população mundial vêm influenciando as demais gerações. A era do compartilhamento, da troca de informações online, e de viver coisas únicas geram o desejo de ir aos locais que se preocupam com o entorno e limitam o número de pessoas para experienciar as atrações. Falando do nosso país: 9 em cada 10 brasileiros optam por destinos nacionais. Esse dado é do Ministério do Turismo.

Para ajudar você a se programar ainda em 2018 para conhecer destinos únicos e que praticam o Turismo Sustentável seguem 3 destinos brasileiros da Minds Travel:

1.Ilha de Porto Belo (SC)

Há 65 quilômetros de Florianópolis, a ilha abriga histórias místicas de um “mapa do tesouro”, gastronomia diferenciada, e atividades como mergulho e tirolesa. Mostra que o Turismo Sustentável não se relaciona apenas com o Ecoturismo. Há muita história ( 4 Mil anos para ser mais exata), e um atendimento de A&B que não perdem em nada aos locais que não tem essa preocupação ambiental. Os turistas devem ficar atentos, pois só entram 1879 pessoas diariamente. Na Minds Travel temos pacotes promocionais para o final do ano.

2) Bonito (MS)

Considerada a cidade menos violenta do Mato Grosso do Sul, Bonito alcançou esse patamar graças ao turismo praticado na região. As autoridades públicas atuam com a privada, geram empregos, e com isso erradicam a pobreza. O segredo está me beneficiar sempre a população local. Há uma capacidade de suporte delimitada em cada passeio. O balneário municipal, por exemplo, tem a capacidade de receber até mil pessoas por dia. 800 vagas são para moradores locais. No momento que a população que reside no local é incluído gera-se o sentimento de pertencimento e de cuidado com o local. O turista sente isso na prática: passeios estruturados, cidade preservada e felicidade de quem os recebe. Na Minds Travel temos pacotes promocionais para o final do ano.

3) Fernando de Noronha

O arquipélago tem 21 ilhas sendo a maior titulada também de Fernando de Noronha. O turismo é restringido a 420 visitantes diariamente e por isso pode ser mais caro visitar Fernando de Noronha. Porém, vale a pena e tem um benefício, a taxa de preservação ambiental é reembolsada caso você volte antes do previsto. E sabemos que imprevisto podem acontecer. O arquipélago tem uma organização administrativa excelente e as paisagens são verdadeiros cartões postais do nosso país. Na Minds Travel temos pacotes promocionais para o final do ano.

Na Minds Travel temos guias especialistas no Turismo Sustentável e pacote que cabem no seu “bolso”nesse final de ano para os destinos.
Acesse para saber mais: www.mindstravel.com.br