Pular para o conteúdo

GUAÍRA: ENTREGA DE IMÓVEL PARA IMPLANTAÇÃO DE FACULDADE SERÁ NO PRÓXIMO DIA 28

O prefeito José Eduardo Coscrato Lelis, juntamente com o Diretor de Educação e vice-prefeito, Renato Cesar Moreira, confirmou para a próxima quinta-feira, dia 28, a cerimônia para a entrega oficial do prédio da antiga incubadora de empresas, para o Grupo Kheiron Educacional, representado pelo diretor, José Eduardo Miranda. O grupo será o responsável pela implantação de uma faculdade presencial em Guaíra.

A data inicial para a entrega era no mês de janeiro, mas devido a um problema de agenda de José Eduardo Miranda, a data teve que ser adiada para o final do mês de fevereiro.

Esta importante conquista para o município teve seu processo iniciado ainda durante a gestão do ex-prefeito e atual Secretário de Gestão e Obras, José Carlos Augusto, após empenho do vereador Cecílio José Prates e do Legislativo Municipal. Em 2012 foi aprovada a Lei Complementar Municipal 2.558 autorizando a doação do imóvel ao grupo educacional por um prazo de 15 anos.

Durante a formulação do projeto definiu-se que o prédio da incubadora seria o local ideal para a instalação do pólo educacional. O prédio foi totalmente reformado e a entrega deveria ter acontecido em 2013, início da gestão anterior.

Infelizmente a entrega não foi feita e o prédio ficou abandonado, sendo totalmente depredado por vândalos. Quando o prefeito José Eduardo assumiu a gestão determinou ao departamento jurídico da prefeitura que fizesse o levantamento da situação da obra. Verificou-se que a empresa que realizou a reforma era a responsável pela guarda do imóvel, ou seja, deveria ter zelado pela integridade do prédio.

Como isso não aconteceu, a atual administração impetrou uma ação contra a empresa construtora e recentemente teve decisão favorável. A empresa foi condenada a restituir aos cofres municipais mais de R$ 150 mil. A prefeitura está agora executando judicialmente a dívida.

Apesar de todos os percalços jurídicos, o prefeito José Eduardo manteve o compromisso de viabilizar a implantação da faculdade e determinou uma nova reforma do imóvel que, finalmente, será entregue aos representantes do Grupo Kheiron Educacional, na próxima quinta-feira, dia 28.

“Este momento é a realização de um sonho. Não só para mim como gestor, mas para toda a comunidade guairense. Muitos jovens deixarão de enfrentar diariamente as rodovias para estudarem nas cidades vizinhas, deixando suas famílias mais tranqüilas. Por outro lado, Guaíra receberá estudantes de outras cidades, tendo um impacto extremamente positivo na economia local”, disse o prefeito José Eduardo Coscrato Lelis.