Pular para o conteúdo

PROJETO DE EQUOTERAPIA VOLTA A ATENDER NO RANCHO DO PEÃOZINHO

Crianças e adultos são atendidos no Rancho do Peãozinho por equipe de fisioterapeutas da prefeitura (Foto: Leandro Joaquim)

Através de uma parceria entre Associação Os Independentes e Prefeitura de Barretos, foi implantado no ano de 2003 e retomado em 2016, no Rancho do Peãozinho, o Projeto de Equoterapia. Atualmente, 26 pacientes são beneficiados com o atendimento que é feito por fisioterapeutas gratuitamente.

A triagem é realizada pelo Centro Municipal de Reabilitação e contempla desde crianças a partir dos 3 anos, até adultos. Segundo o fisioterapeuta Thiago Macedo Felício Moraes trata-se de uma terapia multidisciplinar. “Antes de colocar o paciente no cavalo precisamos saber todo seu histórico para estudarmos a melhor maneira de trabalhar com ele sua reabilitação, seja ela física ou psicológica. Por isso, o encaminhamento é feito pelo Centro de Reabilitação, onde é realizada a primeira triagem e feito o encaminhamento para os atendimentos. Em alguns casos são necessários exames complementares”, afirmou.

O fisioterapeuta declarou ainda que são atendidos não somente casos de portadores de deficiência física. “Atendemos também pacientes com autismo e déficit de atenção, com eles trabalhamos a concentração, socialização e a integração com o ambiente. Já nos casos de deficiências físicas, síndromes e doenças degenerativas, atuamos na reabilitação motora. Lembramos que a Equoterapia não substitui a fisioterapia e sim a complementa”, explicou.

O presidente de Os Independentes, Ricardo Rocha, ressalta a importância desta iniciativa. “A Associação tem como uma de suas bases, desde a fundação, o trabalho social, o desenvolvimento de ações solidárias e poder viabilizar esse projeto tão importante é gratificante para todos nós. No Rancho do Peãozinho além da equipe ter o espaço adequado para desenvolver suas atividades, os pacientes ainda têm uma interação intensa com a natureza”, afirmou.

Os atendimentos são realizados das 14h às 17h às quartas e quintas-feiras e das 8h às 11h30 e das 14h às 17h todas as sextas-feiras.