ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: DICAS DO QUE NÃO PODE FALTAR NA DESPENSA E NA GELADEIRA DA SUA CASA

As mudanças nos hábitos alimentares podem ser gostosas também

Em um mundo tão dinâmico a correria dos horários e tarefas parece que sufocam as pessoas e o primeiro descuido notado são com as transformações dos hábitos alimentares. Para muitos é mais fácil comer um hambúrguer pronto que só precisa esquentar no micro-ondas, ao invés de comer alimentos saudáveis.

Mas isso se deve também pelo hábito de não manter em casa e na geladeira comidas saudáveis e que podem sim matar a fome, mesmo fora de hora. Mas como manter a geladeira e a despensa organizada para consumir alimentos que fazem bem?

Reunimos aqui algumas dicas para te ajudar a evitar o consumo de alimentos prejudiciais a saúde e ainda manter sua despensa sempre em dia. As casas em São Paulo costumam ter uma temperatura mais amena, o que ajuda na conservação de alimentos naturais, até mesmo os que não precisam ser refrigerados.

O inimigo pode esta no carrinho do mercado

Nas proximidades dos imóveis construídos nas cidades podemos encontrar várias opções de mercados e restaurantes, principalmente os fast foods. Não adianta fugirmos das comidas prontas e rápidas se ao chegar no mercado as compras forem de comidas congeladas e com conservantes.

É preciso ter consciência do que se esta consumindo e, se quando você pega um alimento para comer, você realmente está com fome. Ao fazer compras é preciso se organizar para os momentos em que consumimos alimentos somente por prazer e quando consumos para nos satisfazer.

Precisamos ter alimentos saudáveis para os momentos que comemos por prazer. Por exemplo, trocar doces e balas por frutas e sucos naturais. Na hora das refeições trocar o macarrão congelado por uma salada com carnes feita na hora, sem conservantes e ainda mais saborosa.

O perfil de uma geladeira saudável

Na dieta ou fora da dieta é sempre bom cultivar o hábito saudável de se alimentar. Para isso, é importante estar atento aos produtos que você consome com frequência. Se esta começando um processo novo, está querendo mudar de vida, está em busca de uma kitnet para alugar e quer uma geladeira mais saudável, confira essas dicas de alimentos fundamentais:

  • Carnes: mas procure os cortes que tenham menos gordura!
  • Peixes e frutos do mar: tem baixa caloria e a ingestão periódica é recomendável pelos médicos.
  • Aves: escolha os cortes mais magros, como o peito e, evite as peles.
  • Hortaliças e vegetais: use como salada e para sucos naturais.
  • Frutas: abuse das frutas, elas são muito saudáveis.
  • Iogurte: de preferência aos naturais e de baixa caloria
  • Pães integrais: evite pães brancos e compre os 100% integrais.

10 alimentos que não podem faltar na geladeira

Quando você chega em casa, tarde da noite e está morrendo de fome, a primeira ideia que vem na cabeça é fabricar aquele jantar rápido, com aquilo que você tem na geladeira, não é mesmo?

Então as dicas de agora vão te ajudar a manter na sua geladeira alimentos que te ajudam a fazer a sua comida rápida, mas que seja o mais saudável possível.

Pegue sua lista de mercado e vamos as dicas!

Limão

Este alimento é saudável e tem mil e uma utilidades. Serve tanto para fazer um suco refrescante quanto para temperar as comidas, como frango e peixe. Além disso, com a utilização do limão, seu sabor cítrico faz com que o sal se torne dispensável na hora de cozinha alimentos.

Coentro

Esse é um tipo de especiaria muito interessante de ser usada na hora de fazer molhos, comidas ensopadas, no cozimento de vegetais e carnes. Procure usar o coentro seco, em forma de folhas e corte somente na hora do uso, isso potencializa o sabor.

Manteiga

Este alimento é utilizado não só para passar no pão, mas para cozinhar uma grande variedade de comidas. Usando manteiga você evita o consumo exagerado de óleo, além é claro de já ser temperada quando ela vem com sal.

Queijo

Tenha sempre o queijo magro que mais te agrada na geladeira. Tanto para cozinhar seus pratos quanto para fazer um lanche com um pão integral. A ricota também é um alimento saudável que pode substituir o queijo com facilidade.

Ovos

Esse é um alimento essencial é qualquer geladeira. Ele agrada somente cozido com uma pitada de sal ou até mesmo em uma deliciosa omelete. O ovo também pode ser essencial para realização de outros pratos.

Frutas de casca dura

Nessa categoria encontramos a banana, maça, abacate, mamão, melão, entre outras. Esses alimentos são muito saudáveis e servem para saciar a fome a qualquer hora. Do lanche a sobremesa, as frutas sempre são itens fundamentais para se manter na geladeira.

Batatas

Já diziam os nossos ancestrais, esse alimento nunca pode faltar em uma casa. Algumas pessoas guardam as batatas na geladeira, que ela se mantém conservada por um tempo maior. As batatas são do acompanhamento a prato principal, por isso, são indispensáveis em uma geladeira ou despensa saudável.

Cebola e alho

Sozinhos esses alimentos podem não ter muita utilidade. Mas todo prato que está sendo preparado demanda de tempero e essa dupla agrada muito nessa hora. Da comida mais simples a mais sofisticada, a cebola e o alho podem ajudar e muito na elaboração de qualquer prato.

Creme de leite

Esse laticínio ajuda muito no preparo de pratos que levem molhos, principalmente os brancos. Com massas e carne o creme de leite sempre é uma opção interessante que pode esta facilmente guardada na despensa para qualquer emergência.

Cenouras

Esse alimento serve tanto como um vegetal cozido e sopas, quando para ser ingerido cru, na forma de salada. Muitas pessoas também consomem como um lanche rápido e saudável ao longo do dia. Na geladeira a cenoura tende a se conservar por um tempo maior para o consumo.

Gostou deste artigo sobre os alimentos saudáveis que não podem faltar na sua geladeira? Então que tal compartilhar com os seus amigos através das suas redes sociais para que todos saibam o que nunca pode falta em uma geladeira saudável.

Publicidade:
Anterior GUAÍRA RECEBE O SELO DE MUNICÍPIO DE INTERESSE TURÍSTICO
Próxima EPTV: GUAÍRA BATE PATROCÍNIO POR 3 A 1 NA CASA DELES E JÁ ESTÁ CLASSIFICADA PARA 2ª FASE