Pular para o conteúdo

CASA DE CULTURA APRESENTA: GUAÍRA 90 ANOS

Garotada na boca do duto por onde fluía água do Ribeirão do Jardim festejando o enchimento do Lago Maracá, em 1970

 

Vale a pena conferir a exposição de imagens históricas do município montada pelo Departamento de Cultura, adequadamente intitulada “Guaíra 90 Anos”.

Repertório de obras fotográficas, na maior parte anônimas, mostra o desenrolar da história da “Corredeira do Bom Jardim” em registros históricos e imagens cotidianas, que podem ser vistas pelo público em todo mês de maio, iniciando pelo dia 5.

As 40 imagens selecionadas pela equipe da Casa de Cultura ‘Professor João Augusto de Mello’ fazem parte do acervo do Museu Municipal Maria Carolina Alves Lellis.

O catálogo de imagens, no intuito de preservação, foi digitalizado pela Prefeitura, o que facilita a reprodução e uso em exposições, produção de material gráfico institucional da municipalidade ou de terceiros e até mesmo a pesquisa acadêmica, tendo em vistas que muitas destas imagens ilustram livros de historiadores e memorialistas, que escreveram sobre Guaíra.

O chefe do Depto. de Cultura, professor Sidnei Ferreira dos Santos indica aos professores das redes públicas e privadas que organizem visita dos alunos à exposição, que fica aberta das 8h às 18h.

“Quando Guaíra faz 90 anos é um momento oportuno para nossas crianças e adolescentes, alunos de escolas públicas e privadas, aprenderem sobre a história do município, por meio registro fotográficos de fatos ocorridas por mais um século, quando Guaíra surgiu e se desenvolveu”, convida Sidnei.