Pular para o conteúdo

SENAC BARRETOS OFERTA CURSO TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO

Barretos compõe uma região de muitos atrativos turísticos. São 12 Municípios de Interesse Turístico (MIT) reconhecidos pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo que vêm se organizando como a Região Turística Águas Sertanejas. Parques com águas termais, culinária, arte, artesanato e a Festa do Peão de Boiadeiro, referência nacional da cultura sertaneja, segundo o Ministério do Turismo, reforçam o roteiro rural e as oportunidades de geração de emprego e renda no setor turístico.

Para Marcos Lúcio, docente do Senac Bebedouro que vem trabalhando no Plano Regional de Turismo com os gestores das cidades envolvidas, o investimento na profissionalização da mão de obra para esse receptivo turístico torna-se imprescindível.

“Estou envolvido nesse processo da regionalização turística desde setembro de 2017, e vejo o quanto é importante que os municípios capacitem profissionais e trabalhem a sensibilização da população local para impulsionar o desenvolvimento do setor e receber bem esses turistas”, afirma.

Para auxiliar nesse processo de qualificação, o Senac Barretos oferece, pela primeira vez, o Técnico em Guia de Turismo. São 25 vagas com possibilidades de bolsas de estudo para um curso de 800 horas, que inicia em 20 de maio de 2019.

“É um curso que prepara o aluno para receber, conduzir, orientar e assistir pessoas e grupos de turismo em passeios, traslados e viagens, assim como para organizar e apresentar roteiros turísticos e itinerários com aspectos socioculturais, históricos, ambientais e geográficos”, ressalta o gerente da unidade Barretos, Emerson Mello dos Santos.

Os interessados podem obter mais detalhes do curso técnico no Senac Barretos, que fica na Avenida Vinte e Um, 087, no Centro, ou no Portal Senac: www.sp.senac.com.br/barretos.

Regionalismo – As 12 cidades que compõem a Região Turística das Águas Sertanejas estão integradas para o desenvolvimento de um Plano Regional de Turismo, do qual o Senac participa como parceiro, levando capacitação. “A cada mês, nos reunimos em uma cidade e já levantamos as demandas turísticas de cada município. Agora, trabalhamos para o lançamento, até junho, do Plano Regional de Turismo”, conta o docente Marcos Lúcio.

Ele acrescenta que o início das operações da Gol, empresa de transporte aéreo, com voos semanais do aeroporto internacional de Guarulhos para Barretos, irá aproximar o turista brasileiro das atrações regionais. A operação da Gol deve começar em seis meses, conforme anúncio feito no dia 28 de abril de 2019, pelo secretário estadual de turismo, Vinicius Lummertz.

“A Estância Turística de Olímpia, por exemplo, faz parte dessa região e recebe turistas de todas as partes do país. Agora, ele tem a opção de vir de avião até Barretos e seguir para a vizinha Olímpia de carro. Porém, fica a cargo de Barretos recepcionar esse visitante e lhe oferecer outras opções de lazer”, conclui.

 

Fontes de pesquisa:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Barretos

https://bit.ly/2PFj3z9

https://bit.ly/2PCxgNi

 

Serviço:

Técnico em Guia de Turismo

Período: de 20 de maio de 2019 a 26 de maio de 2020

Aulas: de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30

Senac Barretos

Endereço: Av. Vinte e Um, 087 – Centro – Barretos/SP

Informações e inscrições: www.sp.senac.com.br/barretos

 

Maio/2019