Pular para o conteúdo

COMEÇA HOJE: Team Penning abre competições da XXVI Festa do Peão de Guaíra

 

A Festa do Peão de Guaíra, SP, que será aberta oficialmente nesta quarta, 15 de maio, terá sua primeira competição de Team Penning desde que foi criada, há 26 anos. A equipe do Rancho J7 será responsável pela apresentação da modalidade para o público guairense, com a participação de cavalos e bois.

A equipe, que se apresenta em Barretos desde 2012, é composta por atletas jovens e experientes. Jonas Nogueira Lelis, proprietário do rancho, conta que a equipe trará atletas de 7 a 60 anos de idade de ambos os sexos.

Nascido nos ranchos americanos, o Team Penning é um trabalho antigo e usado para o tratamento dos animais. No começo, o método servia para separar o gado para dentro dos currais para marcação, medicação, ou até transporte. Hoje se tornou uma competição de ritmo acelerado e com muitas emoções.

O rodeio cronometrado tem ganhado espaço no Brasil. O Team Penning é praticado por três pessoas dando a oportunidade para as famílias correrem juntas. Isso acaba criando um ambiente mais descontraído e atraente por ter pessoas de todas as idades.

A competição exige concentração, entrosamento e habilidade dos participantes. Um critério observado é o respeito ao bem-estar animal, sob supervisão de médico veterinário responsável.

Como funciona

Os competidores devem se dividir em equipes com três atletas. Cada uma tem de 60 a 90 segundos para separar três animais numerados de um rebanho de 30, sendo 10 grupos de três animais numerados.

A partir do momento que a fotocélula sorteia o número dos bois e cavalos a boiada juntada ao fundo da arena, o locutor anuncia a pista liberada e, assim, o trio sai à procura dos bois.

Os atletas devem seguir as regras e levar somente os animais designados a eles, caso isso não aconteça, pode ocorrer o SAT (Sem Aproveitamentos Técnicos). O tempo limite varia por prova e categoria, sendo que o máximo é de 120 segundos.

Quando o primeiro competidor do trio entrar no pequeno curral com os animais e levantar uma das mãos, o juiz para o cronômetro. Ganha quem fizer a prova em menos tempo.