Pular para o conteúdo

GUAÍRA SEDIOU TORNEIO DE JUDÔ COM A PARTICIPAÇÃO DE 25 CIDADES E 800 ATLETAS

O Ginásio de Esportes “José Figueiredo”, em Guaíra, SP, foi palco no último domingo, 26, da 16ª edição do Torneio de Judô “Takeshi Uemura”.

No total 25 cidades, das regiões de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, participaram do torneio que é tradicional na modalidade e reuniu neste ano aproximadamente 800 atletas das mais diversas idades. Este é o terceiro ano consecutivo em que o torneio passou a acontecer no mês de maio, integrando as comemorações pelo aniversário da cidade.

Entre as disputas, que começaram pela manhã e adentraram a tarde, estão as categorias Absoluto, Super Ligeiro, Ligeiro, Meio Leve, Leve, Meio Médio, Médio, Meio Pesado e Pesado, no SUB 9, 11, 13, 15, 18 e adulto, tanto no feminino quanto no masculino.

A grande campeã do torneio foi a cidade de São José do Rio Preto, o 2º lugar ficou com a equipe de Sertãozinho, 3º lugar para Franca, no 4º lugar Ribeirão Preto e no 5º lugar a cidade de Araraquara. Guaíra, por ser a cidade sede, respeitando uma tradição do judô, não participou da contagem geral de pontos.

“A população compareceu e prestigiou em peso o evento que com toda certeza foi o melhor desde a sua criação, 16 anos atrás. Foi fantástica a competição, os atletas, a premiação”, disse Stefânio Stafuzza, professor e coordenador do Centro de Treinamento Meninos de Ouro, que oferece aulas de judô para crianças e adolescentes em Guaíra.

“Ter um campeonato na minha cidade é muito interessante e bom, por que assim os atletas têm a oportunidade de participar de vários campeonatos. Independente se ganharmos ou perdermos continuamos motivados para treinar e a ação também fortalece o nosso judô”, disse Luiz Otávio Souza Nicolau da Silva, de 9 anos, que competiu por Guaíra.

“A realização deste torneio, que comemora também o aniversário da cidade, é muito importante. Guaíra é referência no judô, a modalidade é um exemplo para aqueles que praticam, sinônimo de respeito e disciplina. Quando o poder público investe de forma direta no esporte, estamos investindo em cidadania, buscando dignidade, dando oportunidades e formando pessoas ”, disse o prefeito José Eduardo Coscrato Lelis.

“Eventos que movimentem um esporte em cidades do interior é de grande importância na construção das crianças e jovens e ainda mais quando falamos de judô, um esporte que trabalha uma doutrina de vida. Quando pensamos em Guaíra sabemos a potência que a cidade tem no judô e a capacidade que o interior tem no judô nacional. Essa competição em Guaíra se tornou tradicional e é aguardada o ano inteiro pelos atletas, com uma organização ímpar e receptividade com os atletas de fora muito boa”, disse a judoca Jéssica Reis, da Associação Kazoku Judô, que competiu representando a cidade de Cristais Paulista.

CT TAKESHI UEMURA

A Federação Paulista de Judô aprovou e a partir de agora o Centro de Treinamento “Meninos de Ouro” passará a se chamar CT “Takeshi Uemura”, em homenagem a um dos pioneiros do judô em Guaíra.

 “O senhor Uemura trouxe oportunidades e foi um exemplo em Guaíra, figura extremamente importante no esporte, sendo o precursor do judô na cidade. Nomear o CT com o nome dele é uma grande homenagem”, finalizou o prefeito José Eduardo Coscrato Lelis.

Nos próximos meses também será inaugurado um ginásio no bairro Tônico Garcia, na região Noroeste da cidade, onde funcionará um Centro de Treinamento de Judô e também levará o nome de Takeshi Uemura.