Pular para o conteúdo

6 DICAS PARA DEIXAR SUA CASA MAIS CRIATIVA E ACONCHEGANTE

 

Antes de qualquer mudança em casa, mesmo que pequena, para que não se tenha dores de cabeça, saiba planejar. Analise, atentamente, cada espaço que passará por reformas decorativas no ambiente e, se necessário, consulte especialistas.

Com a missão de ajudá-los a deixar a sua casa mais criativa e aconchegante sem que você tenha pesadelos, separamos seis dicas imperdíveis sobre reformas decorativas. Ficou curioso para descobrir quais são? Acompanhe a seguir! 

Entendendo o local

Antes de colocar a mão na massa, o primeiro passo para que o planejamento realizado seja bem executado, é entender o local da reforma. Isso significa que não adianta sair comprando objetos se você não tem certeza que eles caberão no ambiente.

Por isso, procure medir todos os espaços da casa antes de ir às compras. Tenha em mãos as medidas dos locais que receberão novos acessórios e saiba se eles vão passar pela porta, portão, entre outros obstáculos que venham surgir no caminho.

Procure móveis multifuncionais 

Principalmente quando os espaço está curto, o uso de móveis com múltipla função será fundamental. Um baú pode ser também um mini-armário ou um pé de mesa bem projetado por um marceneiro, pode se tornar o local ideal para guardar os pratos e talheres do jantar. 

Assim, além de otimizar os espaços do ambiente, você ainda consegue poupar uma grana — já que em vez de dois ou até três acessórios, você consegue colocar tudo em um mesmo lugar. Para ajudá-los nessa missão, converse com algum especialista em designer de interiores.

Iluminação invisível

Conhecido como iluminação dicroica ou iluminação embutida, essa é uma das reformas mais simples que você consegue fazer em casa sem muita quebradeira e dores de cabeça. Além de tornar o visual do ambiente mais clean, você não terá muitos gastos e poderá até ter uma economia na conta de luz no fim do mês.

Para fazer na sua casa, procure um eletricista especialista no serviço. Escolha luminárias que mais combinem com o design do cômodo e que sejam apropriadas para a iluminação dicroica. 

Papéis de parede

O papel de parede traz um aspecto visual completamente inovador para a nossa casa, principalmente quando já estamos cansado do visual atual. O principal benefício é, sem dúvida, transformar o cômodo sem dores de cabeça com obras, devido a simplicidade e o impacto que ele oferece. 

Porém, é preciso ter alguns cuidados no momento de escolha para não extrapolar nas formas e cores. Por isso, a primeira dica é definir em quais cômodos você irá colocar. Outra dica é contar com um profissional para a aplicação, uma vez que caso fique bolhas no papel de parede, a tendência é ele ficar vulnerável rapidamente.

Cômodos planejados

A melhor dica para quem quer aproveitar todos os espaços do ambiente, é realizando a otimização dos cômodos. Com a tendência de apartamentos e casas cada vez menores, planejar os cômodos será fundamental para que você tenha um lar confortável e funcional para que atenda todas as suas necessidades.

O primeiro benefício é, sem dúvida, conseguir ter tudo em casa e mesmo assim ainda ter espaço livre de circulação. Muito comum em salas e quartos (de casal e solteiro) o planejamento de cômodos pode ser feito por profissionais especializados ou por conta própria, desde que tenha uma boa percepção de espaço.

Home office

Se está nos seus planos fazer uma reforma no ambiente para criar um espaço de home office, muitas das dicas já citadas neste texto irão ajudar nesta pequena reforma. Contar não só com cômodos, mas também móveis planejados, poderá criar espaços para que um mini escritório seja montado no quarto ou na sala de estar.

Mas aqui vai uma dica: antes de mandar fazer seu armário ou qualquer outro móvel planejado, faça uma lista com tudo que você queira guardar nele. Assim, ficará muito mais fácil saber quais as medidas de cada espaço interno e, consequentemente, você terá mais espaço para conseguir montar seu local de trabalho.