Pular para o conteúdo

ESTILO HI-LO: SAIBA O QUE É E COMO ADOTÁ-LO EM SEU DIA A DIA

  • MODA

 

O estilo hi-lo (também chamado de high-low) é uma excelente opção para as pessoas que estão em busca de um estilo fashion moderno e cheio de personalidade.

Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre essa tendência, além de darmos algumas dicas para quem está com vontade de testar essa possibilidade. Confira!

O que é hi-lo?

High-low, em tradução livre, seria algo como alto-baixo. O que isso significa? O ato de misturar peças de material nobre e recorte fino com peças mais esportivas, básicas ou simplesmente mais corriqueiras.

Você já deve ter visto pessoas utilizando vestidos de veludo, cetim ou bordados com tênis ou calças de alfaiataria com sandálias de vinil e correntes. Isso é hi-lo: o encontro de dois (ou mais) mundos.

Vale dizer que esse conceito também é utilizado na arquitetura, para falar sobre ambientes que mesclam elegância e elementos um pouco mais básicos (não necessariamente baratos e definitivamente nada tediosos!).

Dicas para criar o seu visual hi-lo

A primeira regra é ser criteriosa nas escolhas: não é porque o estilo é descolado que permite “qualquer coisa”. Misturar peças, texturas e tempos quando montamos um visual definitivamente não é uma tarefa fácil.

Na dúvida, opte pelo bom senso. Se parece informação demais, é porque possivelmente é. A menos que essa seja a sua proposta, prefira diminuir a quantidade de acessórios e sobreposições e apostar no que é indispensável.

Outras dicas incluem:

Opte pelo clássico

Existem combinações de opostas que são quase clássicas: é o caso do moletom que faz par com tecido nobre, da calça jeans rasgada que acompanha salto agulha e da peça de couro que é combinada com uma uma blusa ou saia de seda. Na dúvida, vá com o que é seguro e atraente!

Abuse dos paetês e dos bordados

Se você está utilizando uma peça básica, como um vestido preto de malha, pode turbinar o visual com uma blusa ou casaco de paetês. Peças bordadas, com materiais fortes – bordado sobre couro fake, por exemplo! – também dão outra energia para o look.

Se você for particularmente ousada, pode apostar na junção do paetê com o bordado. Lembre-se apenas de dosar as duas coisas e de manter as demais peças e acessórios discretos.

Blazer

Vai para um evento noturno? Utilize um vestido mais básico e um blazer colorido, acompanhado por uma echarpe, acessórios atraentes ou um sapato que chame atenção.

Vai para o trabalho, em um ambiente mais despojado? Calça jeans, blusa básica, tênis e um blazer de alta costura, para criar um visual hi-lo para ninguém botar defeito.

Quer encontrar os amigos em um bar? Calça de alfaiataria, t-shirt podrinha ou blusa de banda (sim, tá liberado reviver as peças dos anos 90!), salto alto e um blazer: está feito!

Blusas de banda

Falamos sobre elas no tópico anterior, mas elas também merecem destaque. Se você tiver uma pegada mais rocker, pode combinar as blusas de banda maiores com uma saia mais curta, de tecido nobre, ou mesmo com uma calça jeans bem justinha.

Para caprichar, feche a produção com uma bota de salto ou com um salto elegante. Caso você queira, pode até mesmo fugir do preto nos pés e optar por um sapato marrom, amarelo ou azul.

É possível também utilizar a blusa de banda em cima de um vestido de tecido elegante: basta amarrá-la, fazendo uma espécie de cropped. Caso queira, finalize com um blazer e com acessórios de prata.

Camiseta e colar grande

O maxi colar ainda é utilizado por uma série de fashionistas: em especial por aquelas que gostam de ideia de chamar atenção.

Para balancear o visual, escolha um colar de pedrarias ou feito com material um pouco mais nobre, e coloque-o sobre uma camiseta simples. Brincos pequenos acompanham bem, assim como jeans e salto alto.

Para quem quiser uma pegada mais street wear, é possível combinar o maxi colar com camisa de mangas curtas, calça jeans e tênis. O blazer é opcional.

E a maquiagem, tem regra?

Não: o hi-lo permite que as pessoas escolham o tipo de maquiagem e os acessórios que estão mais de acordo com a sua personalidade, com o evento para o qual desejam ir e, claro, com as roupas que decidiram utilizar.

Maquiagens mais neutras, em tons de marrom, um belo rímel e batom colorido costumam ser uma boa opção, já que não tendem a interferir demais no look geral. Para dar um tom de sofisticação, você pode preferir o look pin-up: batom vermelho, cabelos em ondas, delineador de gatinho e rímel poderoso.

No fim, vale a máxima: tudo é possível. Permita-se descobrir quais são as suas combinações prediletas!