VOCÊ CONHECE TODAS AS OPÇÕES DE FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO?


 

A depender da fase em que você está na vida, certamente já começou a pensar em ter um imóvel próprio. Apesar do financiamento de casas e apartamentos já prontos serem uma modalidade bastante tradicional, há também opções de financiamento para comprar um terreno, ou, mesmo para construir uma casa.

Quer conhecer um pouco mais sobre as diversas opções de financiamento imobiliário que estão disponíveis no mercado? Nós reunimos algumas informações importantes para você. 

Adquirir imóvel novo  

Uma das opções de financiamento que as pessoas mais conhecem e mais utilizam é a de aquisição de um imóvel novo que é feito pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e funciona através da alienação fiduciária, isto é, o imóvel só será efetivamente da pessoa quando ela concluir o pagamento do financiamento. 

É importante ressaltar que nesta alternativa, a casa ou apartamento podem estar em processo de construção ou já finalizados.

Os bancos brasileiros permitem o financiamento de um imóvel novo com o dinheiro do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, o FGTS. Neste caso, no entanto, é necessário que o financiador tenha, pelo menos, 3 anos de trabalho com carteira assinada. 

A taxa de juros pode oscilar de banco para banco, mas de forma geral fica em torno de 8,67% ao ano. 

Adquirir imóvel usado

Outro tipo de financiamento muito popular no Brasil é o de imóveis usados. Embora muita gente acredite que os juros sejam menores e, por isso seja mais barato financiar imóveis usados, na verdade o trâmite legal e as taxas de juros são iguais tanto para os novos quanto para os usados. 

Ou seja, a pessoa que opta pelo financiamento de uma casa ou apartamento usados também pagam cerca de 8,67% de juros ao ano. 

Se há algum tipo de economia, esta se refere ao valor total pago pela casa ou apartamento. Obviamente, por serem instalações que já foram habitadas, há uma desvalorização que, neste caso, favorece o comprador. 

Imóveis muito antigos podem acabar não sendo contemplados pelo financiamento, pois os bancos não acham rentável emprestar dinheiro para esse tipo de empreendimento.

Financiamento para construir uma casa

Mas quem quer construir a casa dos sonhos também conta com um tipo de financiamento específico. É possível, por exemplo, financiar a compra dos materiais de construção. Quem já fez uma cotação sabe que esses são elementos bem caros da lista de compras necessárias para a construção. 

É importante notar que os programas de financiamento dessa modalidade variam de banco para banco e que alguns podem se recusar a financiar a mão de obra.  

Compra pelo cartão de crédito

Uma das opções para a compra de materiais de construção é utilizando o cartão de crédito do banco.

Nestes casos, as instituições financeiras criam convênios com lojas de material de construção e oferecem um limite máximo para a aquisição dos mais diversos produtos, desde cimento, até os artigos de acabamento. 

Outra vantagem considerável e é ter um prazo estendido para pagar as prestações, podendo chegar a 54 vezes ou 48 vezes, por exemplo. 

Financiamento para a compra de materiais

Outras instituições permitem que o interessado financie a compra de materiais. Neste caso, a condição de pagamento é também uma vantagem, já que, em alguns casos, a pessoa pode pagar em até 20 anos. 

Os juros costumam ser mais baixos quando comparados aos do cartão de crédito, mas os programas variam bastante e, por isso, é importante que a pessoa analise todas as condições possíveis dos diversos bancos e não apenas a daqueles em que é cliente. 

É importante ressaltar também que, geralmente, a obra para poder ser financiada já precisa estar começada. Alguns bancos exigem que ela já esteja, pelo menos, 30% construída. Outra exigência é ter um engenheiro responsável que vai avaliar a execução da obra e repassar as informações para o banco. 

É possível usar o FGTS

Para quem tem Fundo de Garantia, a boa notícia é que ele também pode ser usado no pagamento do financiamento para a construção de casas. É interessante notar que, neste caso, não há tantas exigências como no caso da compra de imóvel novo.   

Financiamento para comprar terreno

Agora se você ainda não tem um terreno, mas quer investir no sonho de construir a casa própria, saiba que as instituições financeiras também oferecem linhas de crédito exclusivas para a aquisição de terrenos que incluem também os gastos com a construção.

Nestas situações, o tempo para o financiamento variam de acordo com o valor do terreno em questão e a taxa de juros é muito similar ao financiamento de casas e apartamentos já prontos. 

Viu só como há várias possibilidades para você financiar o seu sonho de casa própria? 

Publicidade:
Anterior VAI VIAJAR SOZINHO? SAIBA COMO ESCOLHER O RESORT IDEAL
Próxima DICAS PARA APROVEITAR NOVAS DELÍCIAS DURANTE UMA VIAGEM