Pular para o conteúdo

SAIBA POR QUE OLÍMPIA É CONHECIDA COMO A CAPITAL NACIONAL DO FOLCLORE

A Estância Turística de Olímpia localizada no interior do estado de São Paulo, além de ser conhecida mundialmente por causa de suas águas termais e possuir o 4º parque aquático mais visitado do mundo e primeiro da américa latina, também é conhecida como a Capital Nacional do Folclore?

Reconhecida oficialmente como a capital brasileira do folclore apenas em 2017, Olímpia é conhecida como a terra do folclore há no mínimo 50 anos, graças aos festivais folclóricos que acontecem até hoje com a participação de dezenas de grupos de todo o país.

Em sua 55ª edição, o Festival do Folclore é um encontro da cultura brasileira com o propósito de preservar e manter a cultura popular, além de receber milhares de estudantes de todos os níveis escolares que encontram, no Festival do Folclore, uma fonte de pesquisa e desenvolvem o espírito de cidadania e civismo através do conhecimento de suas raízes.

Segundo a história da cidade, tudo começou com o professor José Sant’anna durante suas atividades em meados da década de 50 através de estudos e atividades sobre o folclore brasileiro, levando às ruas diversas apresentações, criando assim o tradicional festival.

Olímpia também possui atualmente o Museu de História e Folclore Maria Olímpia, um dos grandes símbolos da região. Inaugurado em 1973, o museu é tido como um dos mais completos e ricos do Brasil com mais de 10 mil peças, incluindo a chamativa locomotiva inglesa de 1892 que ligava a cidade de Olímpia ao restante do país.

 Em 2019, a 55ª edição do Festival do Folclore acontece entre os dias 03 e 11 de agosto com entrada gratuita no Recinto do Folclore Prof.º José Sant’anna e você e sua família podem aproveitar para se divertir no parque aquático mais visitado da américa latina, o Thermas dos Laranjais, além de se hospedar no maior complexo hoteleiro do Brasil, o Wyndham Olímpia Royal Hotels, com mais de 900 apartamentos e capacidade para até 4 mil hóspedes e entrada exclusiva ao parque.

Entre lendas, danças e muita cultura, a Estância Turística de Olímpia tem se mostrado um excelente destino de férias para a família! E você já conhece a cidade? Lembra de alguma história? Então conte pra gente nos comentários e não se esqueça de chamar os amigos e familiares para aproveitarem esse importante festival do Brasil.

Crédito imagem: Prefeitura Municipal da Estância Turística de Olímpia

fonte: GRGROUP