COMO AS MEIAS DE COMPRESSÃO PODEM PREVENIR A TROMBOSE?

Segundo angiologista e cirurgião vascular, ativação da circulação é de extrema importância para evitar problemas venosos

A trombose é um problema que atinge milhares de brasileiros todos os anos. Para combater a doença, a melhor forma é a prevenção. A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte prevenível no planeta. Além de manter bons hábitos durante a vida, outro fator é altamente recomendado para prevenir a trombose: meias de compressão.

As meias de compressão estimulam o retorno do sangue das pernas para o coração e, dessa forma, evitam a formação coágulos. “A ativação da circulação sanguínea local é essencial para evitar que problemas vasculares apareçam, como dores, inchaços e criação de vasos” explica Dr. Jamil Victor de Oliveira Mariúba, especialista em angiologia e cirurgia vascular e parceiro da SIGVARIS, empresa líder mundial em produtos de compressão graduada.

A marca suíça é receitada por médicos vasculares em todo o Brasil pelo fato de ser a única a garantir a efetividade da compressão (possui o ISO 13485:2016, norma conhecida mundialmente no quesito de qualidade em dispositivos médicos).

Como atua a compressão graduada

A compressão graduada atua de forma mais forte no tornozelo e diminui a intensidade no sentido da coxa, promovendo o direcionamento correto do fluxo veno-linfático. Ainda segundo Dr. Mariúba, “é como se a circulação fosse conduzida por um caminho planejado, o que promove a eficácia do retorno venoso e permite uma nítida melhora na circulação”.

É importante ressaltar que a visita a um médico vascular é fundamental após os 30 anos. Para reduzir consideravelmente as chances de trombose, é necessário praticar exercícios físicos regularmente e evitar a obesidade. Também não é recomendado permanecer sentado por muito tempo e consumir alimentos de gordura animal, assim como não praticar o tabagismo.

Situações de risco

Em ocasiões que a pessoa irá ficar inevitavelmente sentada por um longo período, como em viagens de avião ou em algum tipo de imobilização, as meias de compressão são ainda mais recomendadas. O risco de ocorrência de trombose é diminuído radicalmente e ganha-se em conforto, eliminando dores e sensação de peso nas pernas.

Sobre o SIGVARIS Group

O SIGVARIS Group é uma empresa suíça de capital 100% familiar desde sua fundação e líder de mercado global na produção de meias médicas de compressão. A empresa foi fundada em 1864 na cidade de Winterthur e, por aproximadamente 100 anos, produziu “tecidos emborrachados elásticos”, comercializado na Suíça e no Exterior.

Entre 1958 e 1960, colaborou com o Dr. Karl Sigg para desenvolver meias médicas de compressão para melhorar a função venosa e aliviar os sintomas venosos. O portfólio de produtos foi ampliado em 2009 quando as linhas WELL BEING e SPORTS foram acrescentadas à linha principal MEDICAL. As meias da linha WELL BEING proporcionam uma função preventiva e aliviam os primeiros sintomas de problemas nas pernas, enquanto os produtos da linha SPORTS melhoram o desempenho dos atletas e seu tempo de recuperação.

No mundo, são 1,5 mil funcionários, em fábricas na Suíça, França, Brasil, Polônia e Estados Unidos, bem como subsidiárias integrais na Alemanha, Áustria, Reino Unido, Canadá, China, Austrália, México e Emirados Árabes Unidos, com atendimento a 70 países. No Brasil, são 200 funcionários em sua sede, em Jundiaí.

Mais informações

www.sigvaris.com.br

www.facebook.com/sigvarisgroup.brasil/

www.instagram.com/sigvarisgroup.brasil

www.linkedin.com/company/sigvarisgroup-brasil

www.youtube.com/user/SigvarisBrasil

Anterior LINFOMA NÃO HODGKIN: CONHEÇA OS PRINCIPAIS SINTOMAS DA DOENÇA
Próxima 160 ATLETAS GUAIRENSES PARTEM HOJE PARA OS JOGOS REGIONAIS