Pular para o conteúdo

4 IDEIAS PARA INTEGRAR UM NOVO FUNCIONÁRIO

Integrar um colaborador ao time é indispensável para garantir um maior engajamento emocional dele ao novo trabalho. Por esse motivo, grandes empresas estão tão preocupadas em garantir um processo de integração de novos funcionários de alta qualidade.

A questão é: como fazer o processo de integração? Não há um passo a passo, como uma espécie de guia que diz o que deve ser feito e como. É preciso considerar certas variáveis, por exemplo, o tempo disponível, o nível hierárquico do contratado e a cultura da firma.

O que é integração de novos funcionários?
Também chamado de onboarding, a integração corresponde ao processo de fazer com que o recém-contratado se sinta parte do time. Ponto, simples assim!

Se parar para pensar, um recém-colaborador pode se sentir muito deslocado dentro do novo trabalho. Há o choque com uma nova cultura organizacional (isto é, o jeito de fazer as coisas), além dos novos colegas e rotinas de trabalho. Ou seja, tem muita coisa nova.

Esse choque pode impedir que o profissional entregue o melhor de si e até deixá-lo desconfortável por muito tempo. Com a integração, é possível minimizar esse impacto.

Por consequência, o contratado se sentirá familiarizado em menor tempo e poderá entregar o melhor de si. Também apresentará maior aderência aos seus colegas de trabalho. Isso gera benefícios não só para o contratado, mas para a equipe de funcionários e organização de modo geral.

Quais são as 4 ideias para o onboarding bem-sucedido?
Existem alguns passos-padrão, como contar a história da empresa ou apresentar os líderes do empreendimento. Todavia, seguem algumas dicas fora do lugar-comum. Veja!

1. Primeiro, que tal um almoço!?
Convide o funcionário para almoçar no seu primeiro dia de trabalho. Leve também as pessoas que trabalharão diretamente com ele. Esse será um ótimo momento para contar boas histórias, fugir da formalidade corriqueira e confraternizar.

Também transmitirá uma importante mensagem: “aqui, valorizamos as pessoas”. Tenha certeza que são poucas as empresas (talvez, pouquíssimas) que fazem algo assim. Logo, o talento vai notar que está no lugar certo — e não vai querer sair.

2. Envolva o talento em atividades interessantes
Incentive o funcionário a participar de alguma atividade da empresa, como dar ideias para novas campanhas ou mural de frases de motivação. Forme um pequeno time, inclua o novo contratado, depois deixe a inventividade emergir. O talento vai experimentar um forte senso de pertencimento. Além disso, poderá somar ideias realmente novas à organização.

3. Sim! Comemore os louros da vitória
Reconheça e comemore com o recém-contratado pequenas vitórias do time ou pessoais, como aniversários ou uma nova venda. Em momentos festivos, as pessoas tendem a afrouxar as “regras sociais” e interagir de maneira flexível. Elas também costumam se comunicar de forma menos polida e mais engraçada, o que potencializa a integração.

4. Faça algo divertido fora da empresa
Promova e convide o novo funcionário para um evento informal, por exemplo, um happy hour ou um jogo de boliche em equipe. O objetivo é o mesmo da dica anterior, afrouxar as “regras sociais”. A diferença é que o time estará em um ambiente menos rígido e poderá criar vínculos de amizade mais fortes. Os ganhos de entrosamento também serão maiores dentro do ambiente de trabalho.

Qual é a importância do processo de integração?
Existem muitos benefícios relacionados. Além da familiarização do recém-contratado, que pode dar “asas” ao espírito de equipe, também há ganhos em termos de produtividade, acerto e qualidade do ambiente de trabalho. Portanto, toda a organização — nos diversos níveis e áreas — é beneficiada.

Como pode observar, dicas simples podem fazer toda a diferença. Vá além dos slides e vídeos institucionais, ofereça uma integração atraente e divertida. Um almoço, jogo de boliche ou comemoração de pequenos resultados pode fazer toda a diferença.

SOBRE A CONVENIA:

Fundada em 2012 pelos sócios Marcelo Furtado, Rodrigo Silveira e Anderson Poli, a Convenia é uma HRTech com soluções voltadas para otimização de tempo e custos de pequenas e médias empresas. O objetivo é de trazer alta tecnologia para o setor de RH, de forma acessível e prática, economizando tempo das empresas com rotinas operacionais e destinando-o para as pessoas. Atualmente, os produtos abrangem folha de pagamento, contratação e gestão de benefícios e departamento pessoal, onde se pode gerir todos os funcionários em um sistema em nuvem.