Pular para o conteúdo

COMBATE AO COLESTEROL ALTO ENVOLVE MONITORAMENTO, ATIVIDADE FÍSICA E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Em 8 de agosto, celebra-se o Dia Nacional de Combate ao Colesterol. Manter as taxas dessa substância controladas é a melhor forma de eliminar um dos maiores fatores de risco para infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

De acordo com o Dr. Alexandre Chieppe, diretor Médico da MedLevensohn, o composto que chamamos de colesterol é sintetizado no fígado e transportado no sangue pelas lipoproteínas: as de Baixa Densidade (LDL), ou “colesterol ruim”, as de Alta Densidade (HDL), ou “colesterol bom”, e as de Densidade Muito Baixa (VLDL), também consideradas nocivas à saúde.

“Tanto o LDL quanto o VLDL acoplam-se às paredes das artérias, formando placas de gordura e dificultando a passagem de sangue. Eles estão associados ao risco de desenvolver doença coronariana”, explica Dr. Chieppe. Quanto maiores as taxas, maior a chance de ocorrerem problemas cardiovasculares. “No caso da HDL, ela remove excesso de colesterol da parede das artérias”, diz o médico.

Observar as taxas de colesterol é importantíssimo para manter uma boa saúde. Para auxiliar pacientes com altos índices, a MedLevensohn conta com o Luna Duo, um medidor de glicose que também verifica a quantidade de Colesterol Total (CHOL) no sangue. “Com um aparelho como este, é possível avaliar se o tratamento está sendo assertivo tanto para diabetes quanto para colesterol alto”, diz Frederico Theobaldo, gerente do Projeto de Assistência Farmacêutica da empresa.

No caso de residências e consultórios médicos, pode-se utilizar também um monitor específico para medição do perfil lipídico completo, como o Mission, também distribuído pela empresa. Ele oferece, além da taxa de Colesterol Total (CHOL), medição de HDL, LDL e Triglicerídeos.

Por ano, ocorrem cerca de 360 mil óbitos associados a problemas cardiovasculares no Brasil. Em todo o mundo, são 17 milhões em decorrência de complicações desse sistema. “Combater o aumento desse tipo de gordura presente o organismo, sabendo que ele é um fator de risco para mortes, é uma forma efetiva de promover saúde para a população. Informação e prevenção são aliadas nessa luta”, afirma Dr. Chieppe.

Ele orienta que para controlar o colesterol, o mais indicado é manter uma rotina de atividade física (cerca de 150 minutos por semana) e adotar uma alimentação saudável, evitando-se frituras e o excesso de gordura, aumentando o consumo de frutas, aveia, azeite e cereais na dieta.

“É essencial consultar um médico antes de se iniciar uma prática esportiva. Lembramos ainda que as pessoas que estão em tratamento para qualquer doença devem ser avaliadas periodicamente”.
Sobre a MedLevensohn

Distribuidora brasileira especializada em saúde, que oferece, além de sistema de testes rápidos, produtos e serviços que auxiliam no diagnóstico, monitoramento e tratamento de doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão arterial, colesterolemia e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

No mercado há mais de 15 anos, é distribuidora e importadora Master Dealer, referência de alta tecnologia, segurança, agilidade e preço competitivo na promoção da qualidade de vida e bem-estar de seus clientes e parceiros.

Em 2019, conquistou a marca de um bilhão de tiras de glicemia On Call Plus distribuídas no Brasil. Isso torna a empresa a maior distribuidora da fábrica Acon no mundo, superando, inclusive, companhias chinesas.

Está presente em todo o território nacional, por meio da sua Rede de Distribuição. Possui sede no Rio de Janeiro, um Centro de Distribuição em Serra (ES) e filiais em São Paulo e Belo Horizonte. Também presta serviços em nível nacional para órgãos públicos, setor hospitalar, varejista e público médico.