Pular para o conteúdo

MEDO DE DENTISTA É COISA DO PASSADO

O medo de dentista é um tabu que assombra grande parte da população. Seja por trauma de infância ou simplesmente por receio de vivenciar aquelas cenas de filme de terror na cadeira do dentista, todo mundo conhece alguém que morre de medo de fazer uma simples visita ao consultório. Mas nós temos uma boa notícia: a tecnologia tem ajudado, e muito, a transformar essa experiência cada vez menos desconfortável!

Atualmente, a odontologia conta com diversos dispositivos tecnológicos que podem transformar a sua visita ao dentista em um momento leve e agradável, completamente indolor.

Para a Dentista Dra Daniela Yano “Com o surgimento das câmeras intraorais, hoje é possível realizar o check up preventivo digital, uma ferramenta indispensável para avaliações odontológicas. Nele, nós realizamos imagens de toda a boca, com uma câmera que aumenta em até 60 vezes o tamanho do dente. Assim, ela funciona como uma lupa e nos mostra, muitas vezes, o que não é possível enxergar a olho nu.”

A dentista explica que esta é uma ferramenta importante pra identificar o problema logo no início, o que torna a solução muito mais simples, rápida e indolor. Além, é claro, de o paciente poder visualizar essas imagens em alta definição e entender o que se passa dentro da boca e quais os cuidados necessários.

Assim como qualquer doença, a cárie e a doença gengival, por exemplo, quando identificadas no início, permitem um tratamento muito menos invasivo, mais barato e mais rápido.

Existe anestesia sem agulha, e infelizmente, este aparelho não se aplica a todos os casos, mas ela ainda há uma carta na manga para esse procedimento: a anestesia computadorizada, um robozinho que controla a pressão com que o anestésico é depositado e permite que qualquer anestesia local seja realizada completamente sem dor.

É tudo programado e controlado pelo computador. Além disso, é claro que a tecnologia já solucionou aquele barulhinho do “motorzinho”, hoje existem canetas odontológicas de alta rotação completamente silenciosas e precisas.

Outro procedimento que causa muito desconforto aos pacientes é a moldagem dos dentes, aquela massinha que copia todas as estruturas bucais, muito usada em tratamentos com aparelhos e prótese. Mas isso também é coisa do passado. Hoje, pode-se usar o escaneamento digital, um escâner que copia toda a boca e transmite essa informação diretamente para o computador.

A partir daí, é possível realizar todo o planejamento das movimentações ortodônticas e inclusive prever exatamente qual a duração do tratamento. Nos casos dos famosos alinhadores estéticos, aparelhos removíveis e transparentes, utiliza-se este escanamento para criar o modelo virtual que servirá como base para a confecção dos alinhadores nas impressoras 3d com corte à laser.

Isso torna o tratamento mais previsível, mais rápido, mais confortável, mais estético, sem intercorrências e sem restrição alimentar. Isso é ortodontia digital!

Nos casos protéticos, este escaneamento também substitui a moldagem e é utilizado para a confecção de coroas, lentes de contato dentais, facetas e outras peças.

Você já ouviu falar em laserterapia na odontologia? Existem freqüências de ondas que podem ser utilizadas na odontologia e que permitem uma melhor cicatrização dos tecidos, possui ação antiinflamatória e bactericida.

Este aparelho pode ser utilizado para acelerar a cicatrização nos casos cirúrgicos, melhora o desconforto e estimula a cicatrização em pacientes que sofrem com herpes e aftas. A aplicação de laser pode também diminuir edemas e melhorar até mesmo sensibilidade dentinária.

A tecnologia também chegou aos aparelhos de Raio x. “Hoje, contamos com o Rx digital, que trabalha com uma radiação bem menor, tornando os exames radiográficos, tão importantes e utilizados na odontologia, ainda mais seguros” explica Dra Daniela Yano.

Para a especialista, a área que mais ganhou com a evolução da tecnologia foi a estética. Hoje é muito comum receber no consultório pacientes que desejam um sorriso mais bonito. Mas, muitas vezes, eles não sabem exatamente o estão buscando. Pensando nisso, foram desenvolvidas diversas técnicas que permitem desenhar o sorriso ideal para cada tipo de rosto e personalidade.

Você sabia que para cada formato de rosto, existe um formato de dente ideal? Mas o sorriso ideal vai muito além disso, ele também retrata a personalidade do paciente e pode reforçar, ou camuflar, alguma característica subjetiva que o paciente gostaria de transmitir em público. Como autoridade, liderança ou timidez.

A base do planejamento estético é a fotografia. Elas serão utilizadas para realizar o estudo das proporções ideais e avaliar melhor a relação estética entre dentes, gengiva, sorriso e face, permitindo ao dentista e o paciente uma melhor compreensão dos problemas e criação das possíveis soluções. Isso tudo engloba o planejamento digital do sorriso.

Está sendo desenvolvido um aplicativo que permite realizar todo esse procedimento de maneira prática e rápida na palma da sua mão, apenas com a câmera do seu celular. “de nada adianta toda essa tecnologia, se não soubermos ouvir o nosso paciente, por que embora não existam fórmulas prontas, um dos segredos para conseguirmos atingir o tão sonhado sorriso é abrir as portas da percepção, é ouvir o paciente com a devida atenção valorizando seus desejos e expectativas. Somente assim, conseguiremos desenhar um sorriso em que ele realmente se identifique e não somente um sorriso harmônico.” Conclui a dentista.

Mais sobre Dra Daniela Yano:

Dentista – Dra. Daniela Yano Nassif – CROSP 78.206
Responsável Técnica
Graduada em Odontologia pela UNESP
Pós Graduada em Ortodontia pela NEO
Pós Graduada em Ortopedia Funcional dos Maxilares pela CETAO
Pós Graduada em Cirurgia Oral-Menor pela APCD
Pós Graduada em Estética Dental /Planejamento e Comunicação Interdisciplinar/ Fotografia Odontológica Digital- DSD (Digital Smile Design)
Pós Graduada em Human Body Total Care (HBTC)– Regulador de Função Aragão
Pós Graduada em Ortodontia pela UNICSUL
Site: http://www.sorrisosantana.com.br/tratamentos-odontologicos/

Instagram: https://www.instagram.com/dradanielayano/