Pular para o conteúdo

JANEIRO E OS CUIDADOS PARA DEPOIS DOS EXCESSOS DAS FESTAS

O Hospital de Amor Nossa Senhora atende pacientes particulares e conveniados a operadoras de saúde (Foto: Divulgação)

O bordão ano novo, vida nova é repetido a cada reinício de ciclo e cuidar da saúde é uma das atitudes que devem ser priorizadas.

Alimentação saudável e uma rotina de prática de atividades físicas para sair do sedentarismo são essenciais, porém alguns exames de rotina podem ajudar a garantir que tudo está indo bem.

Segundo Cesar Maurício da Silva, especialista em medicina de emergência do Hospital de Amor Nossa Senhora, a solicitação de exames depende muito dos relatos do paciente no consultório. “Se atendemos um jovem de 20 anos não vamos pedir exames de coração, porém se ele relata dor no peito quando realiza algum esforço aí precisamos investigar”, disse o médico.

Em geral é importante realizar aferição da pressão, para saber se há propensão para hipertensão, glicemia (diabetes), colesterol total e frações para avaliar se não há alterações na gordura do sangue e triglicérides. Dr. César ressalta que o paciente não deve ficar tentando entender os resultados antes do retorno no profissional. “Exames podem dar alterados sem que o paciente tenha problema de saúde. A faixa de resultados apresentada é uma média de 95% das pessoas, então temos os 5% que estão fora desta média e quando o paciente vê o resultado acaba gerando stress desnecessário”, declarou.

Excessos do final de ano

Comida e bebidas em excesso acompanhadas de poucas horas de sono tiram o organismo do ritmo, o que pode trazer consequências sérias. “Festas de final de ano são terríveis, há uma intensa sobrecarga no organismo. A bebida, por exemplo, ocasiona descompensação da glicemia, agrava problemas cardiológicos e psiquitátricos”, relatou Dr. César.

Em relação à alimentação, o médico ressalta que para aquele público que tem doenças gastrointestinais ou é pré-diabético a comilança piora o quadro.

Que médico procurar?

Quem exagerou no final de ano ou pretende começar o ano cuidando da saúde deve procurar um clínico geral ou médico da família, porém fazer exames em demasia também pode ser ruim. “A ansiedade com a quantidade de coisas a investigar e a preocupação desnecessária vai causar mais mal do que bem, então confie no seu médico”, finalizou Dr. César.

Sobre o Hospital de Amor Nossa Senhora

Baseada na Filosofia e nos valores do Hospital do Amor, a Unidade Hospital Nossa Senhora foi criada para ser referência em exames, tratamento clínico e cirurgias multiespecialidades de baixa, média e alta complexidade aos pacientes particulares e operadoras de saúde.

A Unidade Nossa Senhora é um empreendimento concebido para oferecer a melhor estrutura, a melhor equipe e o melhor tratamento humanizado em diversas especialidades, incluindo exames de imagem, radiologia intervencionista, robótica e oncogenética, com hotelaria de conforto e segurança diferenciados.