Pular para o conteúdo

TRATAMENTO ANTIRRUGAS: CONHEÇA OS CREMES MAIS USADOS

Envelhecer é parte do processo natural da vida e não podemos evitar. A passagem do tempo deixa muitas marcas não apenas na memória, mas também no nosso corpo. Com o passar dos anos, muda o pique, o humor, os fios de cabelo começam a branquear e surgem as primeiras rugas pontuais no rosto.

Se ainda não descobrimos como frear a passagem do tempo, a ciência já encontrou meios de atenuar as marcas que ela deixa na beleza e criou diversos cosméticos com ativos antissinais que ajudam a prevenir e até atenuar rugas e linhas finas.

Vitamina C

A vitamina C é um poderoso composto antioxidante e também um nutriente que nosso corpo usa para fazer a síntese de colágeno, que dá firmeza à pele. Dessa forma, esta é uma vitamina essencial para quem quer combater as rugas e a flacidez.

Muitos cosméticos já vêm com um boost desse componente em sua fórmula para ajudar a complementar a necessidade da pele. Um exemplo é o Roc C-Supérieur Concentrado 16%, que ajuda a deixar a pele mais firme e lisa.

Séruns

Com textura mais fluída e, geralmente, isentos de oleosidade, os séruns são cosméticos muito comuns no tratamento e combate às marcas de expressão.

Dois produtos que se destacam muito no mercado são o Sérum 10, da Vichy, que reduz linhas finas e rugas, e dá firmeza e efeito lifting à pele; e o Ureadin Sérum Lift Antirrugas, que corrige e previne as marcas profundas e linhas de expressão, apresentando efeito imediato e duradouro. O mais legal é que ambos podem ser usados durante o dia.

Outro produto bastante procurado é o Fluido Unificador Antienvelhecimento Roc Pro-Renove, que suaviza rugas, melhora tônus, previne manchas e não pesa na pele quando aplicado.

Antes de dormir

Alguns produtos antissinais devem ser usados de noite. A maioria deles possui algum tipo de ácido na sua formulação, por isso, devem ser removidos da pele pela manhã, além de demandarem o uso de protetor solar ao longo do dia.

Bons exemplos de cremes que ajudam a prevenir o envelhecimento durante o sono são o L’Oréal Revitalift Antirrugas, que contém pró-retinol A, um tipo de ácido; o Fibre Elastyl, que ajuda a reforçar a síntese de colágeno e elastina dando firmeza à pele; e o Creme Antienvelhecimento Vichy Neovadiol GF Noite, indicado para todos os tipos de pele, não é comedogênico e ajuda a alisar a pele. 

Proteção solar

Não é nenhuma novidade que a radiação ultravioleta do sol prejudica a pele e facilita o surgimento de manchas, rugas e linhas de expressão. Mas, infelizmente não é todo mundo que se conscientizou de que é preciso usar um bom protetor solar diariamente — até para poder prevenir o aparecimento de câncer de pele.

Mesmo nos dias nublados e para quem fica o tempo todo em ambiente fechado, o protetor se faz necessário. Diversos estudos já apontaram que a luz emitida por eletrônicos, como computadores e notebooks, também colaboram para o envelhecimento cutâneo.

Aliar esse cuidado diário ao uso de cosméticos específicos e bons hábitos, como beber bastante água, para manter a pele hidratada de dentro pra fora, e descansar adequadamente são formas de evitar que o tempo marque a sua beleza.

Também é fundamental ressaltar que o creme usado por uma pessoa, não necessariamente terá o mesmo efeito em outra. Sempre sugerimos que o médico dermatologista seja consultado para que possa recomendar o melhor cosmético para cada pessoa, de acordo com o tipo de pele, necessidade e expectativa.