Pular para o conteúdo

RIBEIRÃO PRETO GANHA PRIMEIRA UTI “PORTAS ABERTAS” DA CIDADE

Hospital Unimed Ribeirão Preto implanta a primeira UTI “Portas Abertas” da cidade, na qual o paciente internado conta com a presença de familiares a qualquer hora do dia e da noite.

Cada vez mais centrado no bem-estar e no acolhimento, o Hospital Unimed Ribeirão Preto implanta a primeira UTI “Portas Abertas” da cidade, na qual o paciente internado conta com a presença de familiares a qualquer hora do dia e da noite, tornando o ambiente mais humanizado.

A iniciativa possui inúmeros benefícios e contribui diretamente com o processo de recuperação do paciente, bem como para a tranquilidade da família, que se sente mais segura e integrada ao acompanhar de perto o tratamento.

Os leitos da UTI – Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Unimed Ribeirão foram projetados para privilegiar a iluminação natural permitindo ao paciente manter sua percepção de dia e noite. “Parece uma coisa simples, mas saber se é dia ou noite é muito significativo, ajudando a amenizar a ansiedade. Estudos comprovam que a presença do familiar na UTI também colabora para a diminuição significativa dos casos de delirium”, pontua Dr. Gil Teixeira, coordenador médico da UTI do Hospital Unimed Ribeirão Preto.

Heloisa Helena Robles Penha, coordenadora de enfermagem das Unidades de Terapia Intensiva e de Tratamento Cardiológico Avançado, destaca que a interação quase que permanente das equipes assistenciais com os parentes possibilita a melhor compreensão da história do paciente, bem como um atendimento ainda mais individualizado, suavizando o impacto da internação e possibilitando que equipes e familiares estejam juntos no processo de recuperação do paciente.

“É muito comum que a UTI seja vista como um ambiente angustiante, mas é justamente ao contrário. Estamos todos focados em garantir o cuidado para a breve recuperação de casos que demandam maior atenção, reconhecendo não apenas a patologia, mas o ser humano que ali está”, explica Heloísa.

A UTI Portas Abertas com acompanhante 24 horas é resultado de grande esforço e dedicação da equipe multiprofissional da UTI/UTCA. Pesquisa realizada com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, familiares e pacientes constatou que além dos benefícios ao paciente, a permanência de um acompanhante na UTI gera também tranquilidade e satisfação aos familiares neste momento tão difícil de suas vidas.

“Acompanhar o paciente durante a internação contribui para que os familiares se preparem para os cuidados necessários após a alta, bem como permite que eles participem de cuidados, diminuindo a sensação de isolamento” finaliza Dr. Pedro Schwartzmann, coordenador da Unidade de Tratamento Cardiológico Avançado (UTCA) do Hospital Unimed Ribeirão Preto.

HOSPITAL HUMANIZADO

A humanização das relações é uma das premissas seguidas pelas equipes do Hospital Unimed Ribeirão Preto. Assim, nasceu o Humaniza HURP, um movimento voluntário de colaboradores de diversas áreas da unidade, que objetiva o aprimoramento do acolhimento e o relacionamento com pacientes, oferecendo um cuidado diferenciado e mais humano, além do já oferecido no cuidado médico-paciente. Iniciativas que parecem singelas, mas que ajudam a suavizar os anseios e as aflições, fortalecendo o vínculo com pacientes, familiares e equipes.

Com um amplo calendário de iniciativas, o Humaniza HURP procura disseminar o respeito e a valorização humana, com ações como o “Dia do Desejo”, que atende pedidos especiais de nossos pacientes; “Gotinhas de Amor”, com mensagens escritas para tornar mais agradável a experiência do paciente durante seu processo de internação; e as “Datas Comemorativas”, que ajudam o paciente a continuar se sentindo conectado com sua vida cotidiana.

“Com o auxílio da tecnologia e do conhecimento de nossos profissionais, vamos conduzir o Hospital Unimed Ribeirão Preto para um ambiente seguro, humanizado, que integra o paciente e seus familiares ao tratamento. Passaremos do “fazer pelo paciente”, para “fazer com o paciente”, com contribuições e participação ativa ao tratamento”, revela o novo Superintendente do Hospital Unimed Ribeirão Preto, Elpídio Mieldazis.

Sobre o Hospital Unimed Ribeirão Preto

Voltado para a alta complexidade, o Hospital Unimed Ribeirão Preto se destaca pela estrutura moderna e avançados recursos tecnológicos para diversas áreas, bem como por oferecer a Ribeirão Preto e região um novo conceito em hotelaria hospitalar. Foi projetado com os mais modernos conceitos da arquitetura sustentável, atendendo os rigorosos critérios internacionais, com o emprego de materiais de alta tecnologia que garantem a utilização racional e inteligente dos recursos naturais em benefício do meio ambiente. O projeto possui uma atenção especial à iluminação interna, utiliza o máximo dos raios solares, proporcionando aos clientes a perfeita noção de tempo.