Pular para o conteúdo

Como cuidar da pele oleosa: dermatologista ensina truque para conter a oleosidade da pele

São Paulo, 27 de abril de 2020 – Quem tem a pele oleosa enfrenta o desafio que é manter a pele sem o aspecto brilhoso e controlar o excesso de oleosidade no dia a dia. Não é incomum que os indivíduos com tal característica de pele tenham problema com a alta produção de acne no rosto, no pescoço, nas costas e em outras partes do corpo.

Um ritual de cuidados correto pode ser a melhor solução para o equilíbrio da sensação pegajosa, do brilho intenso e dos poros dilatados. Segundo a médica dermatologista Flávia Ravelli, o passo a passo de uma rotina de skincare não depende do tipo de pele e deve conter limpeza, tonificação, hidratação e proteção solar. “São os produtos corretos que ajudam a equilibrar a oleosidade da pele. Porém, sabemos que um passo fundamental desse processo é a adequada higienização da pele.”

A culpa dessa oleosidade é a produção em excesso de sebo nas glândulas. Na medida certa, ele é um dos componentes que garante aquele glow de pele saudável e hidratada, mas em grande quantidade faz parte do processo de formação de pontos de inflamação e pus – as temidas espinhas. É por isso que a higienização é tão importante no skincare. “Ela tem como objetivo retirar impurezas da pele, desobstruir os poros e folículos e diminuir a oleosidade. Tudo para que a pele desempenhe todas as suas funções”, explica a dermatologista.

Os produtos de higienizadores Dermotivin®, da Galderma, foram formulados com essa missão. A linha Original, por exemplo, é dedicada a peles mistas e oleosas e tem ação higienizadora sem ressecar a pele. Enquanto a linha Control dedica-se exclusivamente para peles muito oleosas, elimina o excesso de brilho e limpa a cutis, dando sensação de frescor proporcionada pelos ingredientes adstringentes da sua fórmula, a linha Salix é ideal para pele muito oleosa e acneica, com ácido salicílico, que possui ação secativa e de desobstrução dos poros.

“Não basta apenas lavar o rosto com água. A higiene feita desta forma não é suficiente para remover restos de células mortas, microrganismos e a poluição que se acumula na pele. A higienização não é igual para todas as pessoas, varia de caso a caso. O segredo é investir na rotina de cuidados da pele, de forma constante”, comenta Ravelli. Para aqueles que possuem pele oleosa e acneica, é importante não esquecer de dar atenção especial às regiões que tem maior secreção de sebo.

Higienizar é o passo fundamental no combate ao envelhecimento precoce e na manutenção de uma pele viçosa e bonita. Também é sempre importante consultar um médico dermatologista, a pessoa ideal para recomendar o melhor produto para cada tipo de pele e dar instruções de como cuidá-la. Uma pele bem cuidada faz uma grande diferença no decorrer dos anos principalmente se for um trabalho diário e preciso.

Sobre a Galderma

A Galderma, maior empresa global independente de dermatologia do mundo, foi criada em 1981 e atualmente está presente em mais de 100 países. Com um extenso portfólio de medicamentos prescritos, soluções estéticas e produtos para o consumidor, a empresa faz parceria com profissionais de saúde em todo o mundo para atender as necessidades de saúde da pele das pessoas ao longo da vida. A Galderma é líder em pesquisa e desenvolvimento de soluções cientificamente definidas e clinicamente comprovadas para a pele. Para mais informações, visite http://www.galderma.com.