Pular para o conteúdo

DIA DOS AVÓS: RESPONSÁVEIS POR NOSSAS MELHORES MEMÓRIAS AFETIVAS MERECEM HOMENAGEM

O próximo domingo, dia 26 de julho, será comemorado o Dia dos Avós. A data é celebrada em vários países, entre eles o Brasil. Mais do que membros queridos da nossa família, os avós exercem um papel preponderante na educação dos netos, contribuindo obviamente com a larga experiência em ser pais dos nossos pais.

E as avós, na sua grande maioria, são as responsáveis pelas memórias afetivas mais marcantes na infância de muita gente. Biscoito frito, pão de queijo, bolinho de chuva, pudim de leite e sem falar naqueles cheirosos e fofinhos bolos servidos no fim de tarde.

Podemos crescer e até frequentar os melhores restaurantes, mas quem teve ou ainda tem a sorte de conviver com uma avó, sabe muito que “comida de vó” não tem igual. Por isso, o Grupo Marajoara prestará uma singela homenagem à vovó e ao vovô. A dica para a próxima semana no canal de receitas do portal Marajoara será o delicioso “Bolo de Vó”, uma receita fácil fazer uma maneira diferente de homenagear os avós em tempos de distanciamento social.

Portal da Marajoara divulga mais uma nova receita, desta vez em homenagem aos avós
Divulgação

“Desde o início da Pandemia, solicitamos ao nosso departamento de marketing para estar sempre atualizando o nosso canal de receitas, trazendo sempre uma sugestão de um prato fácil de fazer e, de preferência, combinando com a ocasião, Páscoa, festa junina, Dia dos Namorados, e agora o Dia dos Avós, uma homenagem mais do que merecida”, explica André Luiz Rodrigues Junqueira, presidente do Grupo Marajoara.

A homenagem começa já no domingo nas redes sociais da empresa, com belo clipe que remete a doces memórias de nossa infância e com trilha sonora da dupla sertaneja Lourenço e Lourival, com a canção “A Casa da Vovó”.

Sobre a Data
A celebração do Dia dos Avós tem sua principal origem no catolicismo, já que o dia 26 de julho, é dedicado à Sant’Ana e de São Joaquim, mãe e pai de Maria, e consequentemente avó e avô de Jesus.

Mas apesar de já existir há muito tempo, a celebração da data só virou moda nos anos 1980, por causa de uma avó portuguesa, chamada Dona Aninhas ou, formalmente falando, Ana Elisa do Couto (1926-2007). Ela vivia em Penafiel, cidade de 15 mil habitantes na região portuguesa do Porto, e achava que o Dia dos Avós não recebia atenção que merecia.

Dona Aninhas, então, passou a ser militante da causa e esteve em países como o Brasil, a França, os Estados Unidos, a Alemanha, a África do Sul, a Espanha, a Angola, a Suíça e o Canadá, defendendo e difundindo a comemoração do Dia dos Avós, como uma forma de valorizar aqueles que carregavam a experiência da vida.

Dona Aninhas foi tão representativa para a data que, em sua cidade, foi fixada uma placa em praça pública em sua homenagem.